WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/05/2015 - Projeto “Farmácia da Gente” fez mais de 700 atendimentos na zona rural em três meses

Moradores recebem medicamentos da Farmácia Básica na própria comunidade rural
 
Balanço dos três primeiros meses de funcionamento do projeto “Farmácia da Gente” aponta que um total de 723 atendimentos foram realizados na zona rural de Uberaba entre fevereiro a 30 de abril. O projeto da Secretaria Municipal de Saúde leva os medicamentos da Farmácia Básica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem em oito comunidades rurais e três assentamentos. “Antes, estas pessoas precisavam se deslocar até a cidade para buscar o seu medicamento nas Farmácias Básicas e muitos acabavam abandonando o tratamento, ocasionando a piora do quadro clínico”, relata o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. Ele destaca que com este projeto a realidade é outra, e de forma itinerante a “Farmácia da Gente” está fazendo a diferença na saúde dos moradores da zona rural.


A diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Vera Abdanur, explica que o projeto funciona com um veículo próprio e conta com uma equipe composta por motorista, técnico de farmácia e farmacêutico. “A equipe segue uma escala de trabalho e vai à comunidade no mesmo dia em que são feitas as consultas médicas, assim os moradores já tem o atendimento completo”, relata. Segundo Abdanur, os medicamentos são retirados mediante receituário médico e nos três primeiros meses de funcionamento já foram dispensados 48 mil itens, sendo que cada comprimido é considerado um item. Estão incluídos neste projeto os 135 itens que compõem a Farmácia Básica.


O “Farmácia da Gente” atende às comunidades rurais da Baixa, Borgico, Calcário, Capelinha, Peirópolis, Ponte Alta, Santa Rosa e São Basílio, e ainda os assentamentos Cedro, Dandara e Palestina. “O projeto levou agilidade no atendimento e facilitou a vida de quem mora na zona rural”, finaliza Abdanur.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS  

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar