WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/05/2015 - Secretaria de Saúde promove Semana de Luta Antimanicomial em Uberaba

Mais de 23 mil atendimentos na atenção psicossocial são realizados por mês na cidade
 
A Secretaria Municipal de Saúde vai promover dois dias de eventos para marcar a Semana de Luta Antimanicomial em Uberaba. A programação é organizada pela Diretoria de Atenção Psicossocial da SMS em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS Maria Boneca, CAPS Inácio Ferreira, CAPS AD (álcool e outras drogas) e o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA). “A saúde mental é uma questão de saúde como as outras. Precisamos de uma mudança de paradigma, de quebrar o estigma e o preconceito que ainda existem”, afirma o diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal, destacando que eventos como a Semana de Luta Antimanicomial auxiliam na inclusão social dos usuários do sistema. Segundo Marçal, cerca de 23.280 atendimentos são realizados por mês na atenção psicossocial em Uberaba.

A programação começa na próxima quinta-feira (dia 21), com a realização de alongamento, atividades recreativas, apresentações culturais com os idosos do Sesc e o coral da Apae e uma oficina de esquizodrama conduzida pelos profissionais do CAPS Maria Boneca, no horário das 9h às 13h, na Praça Rui Barbosa. Já no dia 22 (sexta-feira), o evento acontece na sede do Sesc (rua Ricardo Misson, 411), das 9h às 12h, com gincana, sessão de cinema e oficinas. A programação tem foco na mobilização social e informação sobre os direitos das pessoas com transtorno mental. As atividades são abertas para a população, incluindo os usuários do sistema.


De acordo com Marçal, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio, data que ficou marcada a partir da década de 80 com a reforma psiquiátrica e as mudanças na assistência à pessoa com transtorno mental. “A internação psiquiátrica deixou de ser o único meio de atenção, e hoje existe uma rede de serviços abertos para assistência ao paciente, com base na inclusão social e exercício da cidadania”, explica.
 
Serviços – Os quatro CAPS de Uberaba atendem por mês uma média de 1.200 pessoas nas diversas áreas. Apenas nestes locais, são realizados cerca de 12 mil atendimentos/mês de psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, dispensação de medicamentos e atividades de reinserção social.


A rede de serviços ainda inclui o atendimento psicológico na Atenção Básica, que conta com 45 profissionais, além de cinco psiquiatras disponibilizados nas duas Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista e São Cristóvão) para os casos de baixa e média complexidade, e que totalizam 6.600 atendimentos ao mês. Além disso, o Programa de Matriciamento para a atenção em saúde mental monitora e acompanha os casos por meio das equipes do PSF. De acordo com o diretor, a rede de serviços também conta com 120 leitos no Sanatório Espírita de Uberaba, onde são feitos 3.600 atendimentos ao mês, e ainda seis leitos especializados em saúde mental no Hospital Mário Palmério com cerca de 1.080 atendimentos ao mês.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar