WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/05/2015 - Cerest e Vigilância Sanitária promovem ação educativa no Shopping Uberaba

Evento foi voltado aos funcionários do setor de alimentação
 
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta terça-feira (12) uma ação educativa voltada para os funcionários do setor de alimentação do Shopping Uberaba. O evento foi organizado pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba – Cerest e o Departamento de Vigilância Sanitária e reuniu cerca de 50 pessoas, entre proprietários, gerentes e funcionários de estabelecimentos de alimentação do shopping.


A psicóloga do Cerest Uberaba, Alline Sousa, explica que o objetivo do evento foi ressaltar a importância da vigilância em saúde do trabalhador. De acordo com ela, alguns processos e condições de trabalho podem causar o adoecimento ocupacional ou até mesmo o acidente de trabalho, e a vigilância em saúde pode evitar estas situações. “Podemos propor medidas como ações educativas, mudanças de comportamento, utilização de equipamentos de segurança”, completou Sousa, destacando a importância da análise do ambiente e de todas as condições de trabalho.


A apresentação do Cerest foi feita também pela fisioterapeuta Edneia Salum. Na oportunidade, elas apresentaram o trabalho desenvolvido pelo órgão e distribuíram cartilhas aos participantes com orientações sobre a saúde do trabalhador.


Entre os temas abordados pela equipe da Vigilância Sanitária estão a higiene, o acondicionamento e conservação dos alimentos, o uso adequado dos uniformes, a utilização de estufas de conservação e pistas frias, o risco de ingestão de alimentos com bactérias e fungos, entre outros. “Nós também falamos sobre o atestado de saúde dos manipuladores e a procedência dos alimentos”, explica o chefe da Seção de Fiscalização e Controle Sanitário, Leonardo Gomides dos Santos. De acordo com ele, outra capacitação deverá ser realizada no Shopping Uberaba no segundo semestre, para dar oportunidade para outros funcionários participarem.
 
Feirantes – Na tarde da última segunda-feira (11), o Departamento de Vigilância Sanitária promoveu a segunda capacitação do ano para os feirantes de Uberaba, quando foram repassadas diversas orientações relacionadas à higiene do ambiente de trabalho e a manipulação dos alimentos. A capacitação foi realizada no Centro de Educação em Saúde (CES), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar