WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

08/05/2015 - 200 jovens recebem treinamento em Proteção e Defesa Civil pelo Projeto Pátria

O Projeto Pátria promovido pela Secretaria de Trânsito Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans, por meio da Defesa Civil de Uberaba, está capacitando Atiradores do TG 11-003 – 2015 com cursos em Proteção e Defesa Civil.
 
Durante a semana, cerca de 200 jovens receberam o treinamento com aulas ministradas por representantes do Exército Brasileiro, Sargento Ney Alves sobre ações comunitárias e pelo Sargento Barbosa Silva, sobre reconhecimento de riscos e socorro a vítimas de acidentes com animais peçonhentos.
 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli, o treinamento reforçou aos soldados a necessidade de coordenação e controle nas ações comunitárias. “A palestra do Sargento Ney lembrou aos jovens que uma comunidade atingida por um desastre está fragilizada e em momentos como esse é preciso passar segurança a população, ao mesmo tempo em que as ações tomadas devem ser realizadas com precisão, mesmo que extenuantes”, pontua Evaldo.
 
Evaldo destaca ainda a palestra do Sargento Barbosa que falou sobre as situações em que as pessoas acabam expostas a animais peçonhentos, como no caso de desastres ou chuvas fortes, quando a população tende a procurar por lugares altos e seguros, assim como esses animais. “Conhecer os riscos potenciais e a forma correta de agir seja na presença desses animais ou em caso de ferimentos pode salvar vidas”, aponta Evaldo.
 
Durante a semana, foi realizado ainda um treinamento com o Técnico Emergencista do SAMU, Thiago Santos sobre procedimentos de socorro em acidentes com múltiplas vítimas. “Foram apresentadas técnicas de atendimentos em situações críticas visando oferecer a resposta a um maior número possível de vítimas, com o nível de atenção adequado à gravidade do paciente. Neste caso os atiradores irão atuar na manutenção da ordem no cenário do desastre e triagem dos feridos para determinar as prioridades de tratamento”, explica o coordenador da Defesa Civil.
 
O secretário do Conselho Municipal de Segurança Pública – COMSEP, Emanuel da Paixão Kappel, efetuou na quinta-feira (07), um treinamento sobre segurança pública e na sexta-feira (08), será trabalhado o tema direitos humanos, com palestra ministrada pelo Juiz da 2ª Vara Criminal, Fabiano Veronês.
 
O agente da Defesa Civil, Wellington Cruvinel destacou que durante a semana foi feito o primeiro acionamento do Plano de Chamada, que consiste na chegada dos atiradores ao Tiro de Guerra de modo imediato quando acionados em razão da ocorrência de um desastre. “Em dia não especificado e sem aviso, os soldados foram acionados às 23 horas, tendo o prazo de uma hora para chegar ao ponto de encontro. A meia noite todos os soldados já estavam no Tiro de Guerra, o que significa que efetivamente o Plano de Chamada obteve sucesso. Na ocasião foram realizados treinamentos que duraram até as 08 horas do dia seguinte”, conta Wellington.
 
Na próxima semana os atiradores serão capacitados quanto aos projetos de lei do município que são voltados à Defesa Cilvil, com o presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra e terão um curso de Geografia e Meio Ambiente associada a ações de Proteção e Defesa Civil, ministrado por Vera Lúcia Abdala, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.
 
O promotor do Meio Ambiente, Carlos Alberto Valera fará uma palestra sobre Legislação Ambiental. O chefe de Trânsito da Guarda Municipal, Calos Rodrigues e o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis dos Santos, promoverão um curso sobre apoio ao trânsito em situação de desastre. O professor do IFTM, Antônio Carlos Barreto, falará sobre o uso da água na irrigação agrícola e urbana e o subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Godoy, ministrará uma palestra sobre Ética e comportamento Humano.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar