WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/05/2015 - Secretaria de Saúde promove nova capacitação para os feirantes

A Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo dia 11 (segunda-feira) a segunda capacitação de 2015 para os feirantes de Uberaba. A organização é do Departamento de Vigilância Sanitária e entre os temas abordados estão a higiene, o acondicionamento e conservação dos alimentos, o uso adequado dos uniformes, a utilização de estufas de conservação e pistas frias e o uso de lixeiras para cada feirante. Também são verificados o atestado de saúde dos manipuladores e a procedência dos alimentos.


A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Vanessa Vieira de Matos, explica que o município tem 670 feirantes cadastrados e a intenção da secretaria é promover 10 capacitações ao longo do ano voltadas para este público e também para outros segmentos. “No primeiro evento, no dia 13 de abril, conseguimos reunir cerca de 50 feirantes, considerado um número expressivo”, afirma Matos.


Os feirantes são convidados a participar da capacitação durante as fiscalizações realizadas nas feiras livres de Uberaba. “Este trabalho tem caráter educativo e o objetivo é orientar os feirantes, por isso aproveitamos este momento para convidá-los a participar de nossas capacitações”, esclarece o Chefe da Seção de Fiscalização e Controle Sanitário, Leonardo Gomides dos Santos.


De acordo com ele, nas fiscalizações os agentes verificam aspectos como a qualidade dos alimentos comercializados, as normas de manipulação, a limpeza do ambiente, o transporte adequado de alimentos, local para higienização das mãos, procedência dos produtos comercializados, acondicionamento dos alimentos, entre outros. Este trabalho é realizado frequentemente nas feiras diurnas e noturnas, de terça a domingo. “Mesmo com caráter orientativo, em caso de verificação de situação irregular os agentes sanitários vão fazer o auto de infração e recolher a mercadoria”, conclui Santos.


A capacitação para os feirantes acontece no dia 11 de maio, das 13h às 16h, no auditório do Centro de Educação em Saúde (CES), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar