Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Defesa Social

05/05/2015 - Defesa Civil inicia capacitação do “Projeto Pátria”

A Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), por meio da Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira (04) ao “Projeto Pátria”, promovendo um curso de capacitação em proteção e Defesa Civil aos Atiradores do TG 1100-3 – 2015.
 
Realizado em conjunto com o Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, o “Projeto Pátria” acontece no Tiro de Guerra, das 6h às 8h, com a intenção de promover a prevenção e preparação dos soldados para atuar em casos de desastres no município. Os atiradores serão um apoio preparado para atuar em casos de Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP).
 
O evento acontece até o dia 29 de maio, com a realização de aulas teóricas iniciadas nesta segunda-feira, (04), até o dia 15 de maio. Após, será feito o treinamento de Suporte Básico de Vida – SBV, a ser ministrado pelo Corpo de Bombeiros, do dia 18 ao dia 29.
 
Nessa segunda-feira, foram realizadas aulas sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINDEC, ministrada pelo agente de Defesa Civil, Wellington Cruvinel e sobre Psicologia do Desastre, com a psicóloga da Seção de Educação no Trânsito, Bethsy Brett. O coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli, destaca que nesse primeiro momento é importante conceituar a Defesa Civil e preparar os atiradores para agirem nas situações de risco. “Momentos de desastres sempre são muito estressantes e até mesmo perigosos. É essencial que os soldados estejam conscientes da forma de agir. A prioridade é sempre garantir a própria segurança de forma que se possa auxiliar os acidentados”, destaca Evaldo.
 
De acordo com Evaldo, outro fator importante das aulas ministradas é buscar com que os jovens atiradores compreendam os riscos a que o município está mais exposto e se transformem em multiplicadores da informação. “Dessa forma é possível a realização de uma ação mais preventiva em suas comunidades”, aponta.
 
O agente de Defesa Civil, Wellington Cruvinel, reforça a importância de preaparar os jovens atiradores para atuarem nas suas próprias comunidades através de ações preventivas capazes de evitar que os desastres ocorram ou diminuir seus danos. “É importante ter esses atiradores aptos a socorrer a população junto a Defesa Civil, a prevenção sempre é o caminho mais seguro. O que estamos fazendo aqui é uma mudança de paradigma. Pensar e planejar ações preventivas são tão importantes quanto estarmos preparados para socorrer vítimas”, afirma Cruvinel.
A programação segue na manhã desta terça-feira (05) com capacitação em ação comunitária e no reconhecimento de riscos e socorro a vítimas de acidentes com animais peçonhentos.
 
São parceiros do Projeto, o Exército Brasileiro, a Secretaria de Governo, a Secretaria de Saúde, o SAMU, o Conselho Municipal de Segurança Pública, o CODAU, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, a Promotoria do Meio Ambiente e a Câmara Municipal de Uberaba. Contando ainda com apoio das pastas da Settrans de Educação no Trânsito e Guarda Municipal.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub