WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

02/05/2015 - Defesa Civil realiza “Projeto Pátria” com promoção de cursos de capacitação

A Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), por meio da Defesa Civil, promove em conjunto com o Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, o “Projeto Pátria”. O evento será realizado de 04 a 29 de maio, e consiste em oferecer cursos de capacitação em Proteção e Defesa Civil para Atiradores do TG 1100-3 – 2015.
 
Serão capacitados aproximadamente 200 atiradores em ações de Defesa Civil visando a fortalecer o Sistema Municipal de Defesa Civil, que hoje é articulado ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINDEC. Conforme explica o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquinelli, a ideia é promover a prevenção e preparação para desastres no município, com um apoio preparado para atuar em casos de Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP).
 
O projeto terá duas fases. A primeira com aulas teóricas de 4 a 15 de maio, serão realizadas no Tiro de Guerra entre 6h e 8h. A segunda fase acontece de 18 a 29 de maio, com o treinamento de Suporte Básico de Vida – SBV.
 
As aulas irão abordar temas como Sistema Nacional de Defesa Civil, Psicologia do Desastre, Atendimentos em acidentes com múltiplas vítimas, Acidentes com animais peçonhentos, Ação Comunitária, Climatologia, Segurança Pública, Ações de apoio ao trânsito em situações de desastre, Projetos de Leis voltados às ações de Defesa Civil, Direitos Humanos, Legislação Ambiental, visão real das causas e consequências da falta de água, uso da água nas áreas urbanas e rurais, e ética e comportamento humano.
 
Terminada a primeira fase será realizado o treinamento de Suporte Básico de Vida – SBV, pelo Corpo de Bombeiros, com o intuito de formar soldados socorristas. Para Evaldo, a Defesa Civil é uma força conjugada entre o poder público e a sociedade, para agir antes, durante e depois de grandes acidentes e desastres, buscando evitar ou reduzir os danos ocasionados e se esforçando para fazer com que a normalidade retome rapidamente. 
 
“Mais que bons hábitos de prevenção no dia-a-dia, estaremos preparando os atiradores do Tiro de Guerra 1100-3, Turma de 2015 para enfrentar possíveis emergências que possam acontecer em nosso município e promover o retorno à normalidade com o menor número de perdas de vidas humanas, de serviços públicos essenciais e bens particulares, mas principalmente minimizando a ocorrência de desastres, também diminuindo a possibilidade de que os mesmos ocorram devido às ações preventivas inseridas em atividades práticas a serem dadas no curso”, afirma Evaldo.
 
O Projeto Pátria foi criado em 2013 e ofereceu instruções a aproximadamente 170 atiradores. Em 2014 foram realizadas as Conferências Intermunicipal, Estadual e Nacional de Proteção e Defesa Civil, visando a contribuir para reorganização e fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC e para a implementação e fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC.
 
O agente de Defesa Civil, Wellington Cruvinel, destaca que além do treinamento dos atiradores é esperado que haja o aparelhamento do Sistema Municipal de Defesa Civil, através das parcerias já conquistadas, bem como a busca por novos parceiros como o Legislativo e o Judiciário, envolvendo as três esferas do Poder Público, associando-os aos órgãos de segurança pública, órgãos do meio ambiente, saúde, universidades, ONGs., empresas, entre outros.
 
“Compreendemos que este projeto não se limitará ao período de treinamento. Essa iniciativa se tornará um projeto contínuo, composto por treinamentos práticos e teóricos, formação de plano de chamada, plano de contingência, melhoramento da logística e ampliação da rede de relacionamentos composta pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, entre outras metas que serão estabelecidas a partir da equipe que irá se formar naturalmente conforme a execução do projeto”, aponta Cruvinel.
 
O Tiro de Guerra fica na avenida São Paulo, 411, no bairro Indianápolis. São parceiros do Projeto, o Exército Brasileiro, a Secretaria de Governo, a Secretaria de Saúde, o SAMU, o Conselho Municipal de Segurança Pública, o CODAU, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, a Promotoria do Meio Ambiente e a Câmara Municipal de Uberaba. Contando ainda com apoio das pastas da Settrans de Educação no Trânsito e Guarda Municipal.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar