WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

29/04/2015 - Prefeitura equipa Guarda municipal com armas taser novas mais modernas e que filmam

O Prefeito Paulo Piau esteve presente no treinamento dado a Guarda Municipal para apresentação das novas armas taser. O equipamento adquirido pela Prefeitura é mais moderno que o utilizado anteriormente e foi entregue nesta segunda e terça-feira, (27 e 28), aos Guardas Municipais, que após o treinamento já passam a utilizar o novo armamento.


Foram adquiridas 100 armas em um investimento de R$ 161 mil. A Guarda Municipal de Uberaba é a única no Brasil a trabalhar com essa tecnologia. A arma possui uma câmera acoplada que filma em HD e possui sistema de captação de som e que filmará toda a ação a partir do momento que a arma é destravada para uso. Os vídeos podem ser copiados para um computador, mas permanecem na câmera até 10 horas de gravação e não possibilitam edições. Conforme vence as 10 horas a nova gravação vai se sobrepondo às gravações mais antigas.


“A equipe da Guarda Municipal já está preparada para utilizar a arma da Taser. O treinamento oferecido pela empresa Taser, é apenas para apresentar as modernidades do novo equipamento, uma vez que ela é a fornecedora da arma”, aponta o secretário de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços (Settrans), Wellington Cardoso.


A Taser é uma arma de letalidade atenuada (quase nula), com uma carga que equivale a 50 mil volts, porém com baixa amperagem (0,00033 miliampere). A corrente elétrica da Taser bloqueia as ondas “T” que são impulsos elétricos do cérebro que comandam a musculatura periférica do corpo humano, paralisando imediatamente a pessoa.


As diferenças do novo equipamento não estão apenas na câmera, ele apresenta diferenças no tamanho, peso e bateria, além de ter mais resistência a queda, água, frio e chuva. A arma é menor que a utilizada anteriormente, sendo de mais fácil manuseio. Outro diferencial é a bateria recarregável, diferente das baterias antigas que eram descartáveis após o uso, gerando um gasto maior. Além do laser, que está presente nas duas armas, a nova possui uma luz branca para ações operacionais noturnas.


“Essa arma controla os impulsos elétricos que são despejados na pessoa. A Taser antiga despejava os 50 mil volts, em quem quer que fosse atingido. O novo equipamento é smart e consegue fazer a mensuração da altura e largura da pessoa, dosando a quantidade de volts a ser descarregada e isso sem a necessidade de qualquer configuração manual”, explica o chefe de policiamento da GM, Mario Nelson Emerenciano.


De acordo com o instrutor máster da Taser, Alberto Neto, ao fazer a gravação de toda a ocorrência, com vídeo em alta definição e áudio, o dispositivo serve como prova da forma que os fatos se deram na ocorrência. “O vídeo preserva o que o guarda está vendo na situação. O principal objetivo é proteger o operador de acusações infundadas. Quando alguém alega que o guarda agiu de má fé será possível provar se foram usados os recursos corretos para mobilizar o suspeito e resolver a ação”, destaca Neto.


O prefeito Paulo Piau destaca que a aquisição dessa nova tecnologia será muito importante tanto para a Guarda Municipal quanto para a população. “Uberaba sai a frente com esse tipo de armamento que será uma segurança maior para os guardas ao atuarem na proteção da nossa cidade”, afirma Piau.


Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar