Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Defesa Social

25/04/2015 - Educação no Trânsito prepara ações para o Maio Amarelo

Iniciativa de abrangência mundial é concretizada em Uberaba
 
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), por meio da seção de Educação no Trânsito, está em fase de preparação para a campanha Maio Amarelo, que promove uma série de ações de segurança que pretendem estimular a responsabilidade no trânsito para reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas.


A campanha tem abrangência mundial. Em Uberaba, as ações, a serem definidas pela Settrans, têm início programado para o próximo dia 12 de maio, e seguirão durante todo o mês. O chefe da seção de Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos, explica que já foram firmadas as parcerias para o desenvolvimento das atividades de conscientização.


“Este ano, nos juntamos à Escola Estadual Minas Gerais para trazer para Uberaba esta iniciativa. Já estamos organizando palestras para promover a responsabilidade no trânsito e, para isso, contamos com o apoio das empresas Ouro Fino, Lafarge Cimento e do Senai, que nos procuraram para poder participar nos eventos”, descreve Hélio.


O chefe da seção destaca, ainda, que os sindicatos de vans escolares e mototaxistas também farão parte do Maio Amarelo 2015. A ideia é reforçar a conscientização em todos os aspectos do trânsito, para que a segurança seja promovida ao máximo. No ano passado, a Educação no Trânsito realizou uma série de blitze educativas em lugares movimentados da cidade, como nas proximidades da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira e na Praça Comendador Quintino.


A campanha – Com o tema Atenção Pela Vida, o Maio Amarelo é um movimento inspirado em campanhas mensais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que conscientizam sobre o câncer de mama e da próstata, respectivamente.


Apesar de não ser voltado para a saúde, o Maio Amarelo aborda os perigos do trânsito, que matam aproximadamente três mil pessoas por dia em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha está inserida na Década de Ações para a Segurança no Trânsito, instaurada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2010, e que engloba o período entre 2011 e 2020.


Segundo dados da OMS, 90% das mortes no trânsito ocorrem nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, que aparece em quinto lugar no ranking de países com mais acidentes fatais nas estradas. O Relatório Global de Segurança no Trânsito, publicado pela organização em 2013, aponta o consumo de álcool, o excesso de velocidade e o não uso de capacete, cinto de segurança e cadeirinhas como os cinco principais fatores de risco no trânsito.


São comportamentos como esses que a campanha Maio Amarelo pretende trabalhar, uma vez que, de acordo com o relatório, apenas 28 países – correspondentes a 7% da população mundial – possuem legislação a respeito desses cinco fatores.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub