WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/04/2015 - Prefeitura contrata 60 novos agentes para combate a endemias

A Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) divulgou, na última edição do Jornal Oficial do Município, Porta-Voz, o resultado parcial do processo seletivo simplificado para contratação temporária de agentes de combate a endemias. Serão contratados 60 novos agentes que, entre outras atividades, estarão empenhados no combate a dengue.


De acordo com o diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Carlos Barbosa, a contratação de novos agentes ajudará a intensificar as ações de prevenção e controle da dengue. Com as novas contratações, o Departamento de Zoonoses chegará a 213 agentes no município.


“Estes novos profissionais irão juntar-se à equipe da Zoonoses nas visitas domiciliares, bem como realizar buscas de criadouros do mosquito da dengue e eliminar o inseto quando ele for encontrado. Temos observado que os criadouros estão sendo encontrados dentro das residências e este novo contingente ajudará no combate, que vale lembrar, deve contar com a ajuda da própria população”, explica.


Os novos agentes da SMS terão, ainda, a responsabilidade de controlar ameaças de outros tipos, como escorpiões e morcegos, e estão aptos para utilizar bombas aspersoras para tratamento focal com o objetivo de evitar a proliferação de doenças como a dengue.


Segundo a diretora do Departamento Central de Recursos Humanos (Decedes) da Secretaria Municipal de Administração, Adrianne Inês, a Prefeitura entrará em contato com os 60 candidatos que passaram no processo seletivo após a homologação do seu resultado final, que deverá ser publicada ainda esta semana.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 

                                                                        Fumacê percorre 41 bairros até sábado
 
Mais de 65 mil imóveis serão atingidos pelos motofogs e caminhonetes de UBV em quatro dias
 
Um total de 41 bairros de Uberaba serão atingidos pelo fumacê até o próximo sábado. O trabalho é realizado por seis motofogs da Secretaria Municipal de Saúde e duas caminhonetes de UBV (Ultra Baixo Volume), de responsabilidade do Estado. O secretário municipal Marco Túlio Azevedo Cury explica que o fumacê é uma das ações preventivas de combate à dengue. “Juntamente com as visitas domiciliares, aos pontos estratégicos e outras ações, o fumacê contribui para a não proliferação do mosquito em nossa cidade”, enfatiza.

O diretor do Departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, explica que os bairros por onde circulam o fumacê são escolhidos de acordo com as notificações de casos suspeitos de dengue. “Nós agimos nos locais em que o índice de infestação é maior e onde existem casos suspeitos notificados da doença”, explica Barbosa, pedindo à população que colabore com a Prefeitura e deixe as janelas de suas residências abertas para que o fumacê possa entrar.

Ao todo, seis motofogs estão percorrendo 28 de bairros a partir de hoje (22) até sexta-feira, totalizando 1.378 quarteirões e 43.740 imóveis. O trabalho é realizado das 17h às 22h. Nesta quarta-feira foram percorridos os bairros Jardim Baronesa, Boa Vista, Vila João Pinheiro, Jardim Indianópolis, Jardim Triângulo, Vila Craide, Jardim Eldorado, Conjunto Boa Vista, Vila Arquelau, Morada do Sol, Vila Leandro, Vila Presidente Vargas, Vila Boa Vista e Vila Bela Vista. Nesta quinta-feira (23), as motofogs percorrerão os bairros Elza Amuí, Santa Marta, Pontal, Jardim Uberaba, Umuarama, Nossa Senhora Aparecida, Alfredo Freite I e II. Já na sexta-feira (24) o trabalho acontece nos bairros São Benedito, Bom Retiro, Jardim Maracanã, Leblon, Cidade Jardim e Olinda.

Já as duas caminhonetes de UBV, de responsabilidade do Estado, estão percorrendo 13 bairros de hoje até sábado (25), atingindo 632 quarteirões e 21.735 imóveis. Nesta quarta-feira (22), o trabalho foi feito nos bairros Parque das Américas e Volta Grande. Amanhã (23), as caminhonetes vão percorrer o Fabrício, Calixto Cecílio, São Benedito e São Sebastião e na sexta-feira (24) os bairros Uberaba I, Primavera e Residencial 2000. No sábado (25), o fumacê estará na Vila Raquel, Vila Planalto, Valim de Melo I e II.

Além dos veículos com o fumacê, o diretor do Departamento de Zoonoses destaca que duas equipes estão visitando os pontos estratégicos cadastrados na Prefeitura, como ferro velhos, cemitérios, etc. Outras duas equipes estão percorrendo as borracharias para recolhimento de pneus inservíveis e mais duas equipes atuam com bombas costais motorizadas realizando os bloqueios de transmissão. “Temos ainda 12 servidores trabalhando no monitoramento de 879 armadilhas instaladas na cidade para verificação da infestação do mosquito”, explica Antônio Carlos Barbosa, lembrando que os agentes de endemias permanecem com o trabalho de visitas domiciliares.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar