WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/04/2015 - Secretaria de Saúde amplia coleta de exames laboratoriais nas unidades e diminui espera na fila eletrônica

Com a medida, números de pedidos de exames na fila eletrônica caíram de 21 mil para 200
 
A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando cerca de 55 mil exames laboratoriais por mês dentro das próprias unidades de saúde. O serviço foi ampliado neste ano e agora está disponível em 11 locais, incluindo as Unidades Regionais de Saúde dos bairros Boa Vista e São Cristóvão. “Iniciamos este trabalho no ano passado em nove unidades, e agora ampliamos com o atendimento também nas URS´s”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica, Elaine Teles.


O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, lembra que desde que assumiu o cargo, o prefeito Paulo Piau determinou uma revisão da fila eletrônica. E ele destaca que a ampliação do serviço gerou um impacto na espera por exames laboratoriais. “Para vocês terem uma ideia, no final de fevereiro a secretaria tinha uma espera de 21.500 procedimentos de patologia na fila eletrônica e nesta semana estamos com apenas 200 procedimentos para serem realizados”, enfatiza o secretário, lembrando que cada exame feito é considerado um procedimento. Segundo Cury, a ampliação da coleta é uma das medidas da administração municipal para diminuir o tempo de espera na fila eletrônica. “Todos os nossos esforços são para que o usuário do sistema de saúde possa ser atendido com qualidade e agilidade. Este sistema facilita para o usuário, pois ele faz a coleta na própria unidade, de forma mais rápida, e retira o resultado no mesmo local”, afirma.


A diretora Elaine Teles explica que antes todas as pessoas eram inseridas na fila eletrônica, “mas agora nas 11 unidades que oferecem a coleta, o cidadão consulta e já agenda na recepção os seus exames laboratoriais. Eles são marcados para dois dias depois, em média, e o cidadão já sai do local com as orientações de jejum, entre outras, quando necessário para a realização dos exames”, enfatiza. Os exames são feitos por meio de convênio com a Uniube e outros laboratórios da cidade.


As 11 unidades que estão oferecendo a coleta de exames laboratoriais são: USF Julieta Andrade Cunha (Recreio dos Bandeirantes), USF Virlânea Augusta de Lima (Maracanã), USF Residencial 2000, USF D. Aparecida Conceição Ferreira (Abadia), USF Beija-Flor, USF Dr. Romes Cecílio, UMS Valdemar Hial Júnior (Tancredo Neves), USF Edison Reis Lopes (São Crisóvão), UMS George Chirée Jardim (Alfredo Freire), URS Boa Vista e URS São Cristóvão. Nas demais unidades que ainda não oferecem a coleta, os pedidos continuam sendo feitos pelo agendamento eletrônico.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar