WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/04/2015 - Feirantes participam de capacitação na Secretaria Municipal de Saúde

Cerca de 50 feirantes participaram na tarde desta segunda-feira (13) de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária. “Conseguimos atingir um número expressivo nesta primeira capacitação de 2015”, avaliou a diretora de Vigilância Sanitária, Patrícia Vanessa Vieira de Matos. De acordo com ela, a SMS deve promover 10 capacitações ao longo do ano e a meta é atingir os 670 feirantes cadastrados no município.


O Chefe da Seção de Fiscalização e Controle Sanitário, Leonardo Gomides dos Santos, explica que entre os temas abordados na capacitação estão a higiene, o acondicionamento e conservação dos alimentos, o uso adequado dos uniformes, a utilização de estufas de conservação e pistas frias e o uso de lixeiras para cada feirante. “Nós também estamos cobrando a apresentação do atestado de saúde dos manipuladores e a procedência dos alimentos”, explica Santos.


Célia Cristina Silva Lopes, mais conhecida como Baiana, foi uma das feirantes que participou da capacitação. “Todos tem que participar, porque a gente só sai ganhando”, afirmou Baiana, que trabalha como feirante há 31 anos comercializando torresmo, lanches, sucos, feijoada e galinhada nas feiras livres dos bairros, na Feira da Gastronomia (Feirarte) e na Feira da Praça Dom Eduardo. Segundo ela, há 22 anos participa dos cursos oferecidos pela Vigilância Sanitária e acha que sempre existem coisas novas para aprender.


De acordo com Leonardo Santos, a fiscalização dos agentes nas feiras livres de Uberaba vai permanecer. “Nós temos que ter esta parceria com os feirantes, principalmente para orientação dos procedimentos que devem ser seguidos”, finaliza. A primeira capacitação de 2015 aconteceu no horário das 13h às 16h, no auditório do Centro de Educação em Saúde (CES), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Juliana Fidelis
Comunicação PMU/SMS 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar