WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais

26/10/2009 - CTA alerta população sobre a alteração de endereço

A partir de quarta-feira (28/10), a sede do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – Programa Municipal de DST/AIDS – estará em novo endereço, na Rua Marechal Deodoro, número 32, Bairro São Benedito no Ambulatório de Especialidades Dr. Randolfo Borges Junior. De acordo com a Gerente do Programa, Maria Clara de V. Afonso, a alteração no endereço proporcionará melhorias para o atendimento da população.

“Além dos trabalhos que já realizamos, vamos oferecer também, novos serviços como dentista e Hospital-Dia para os pacientes HIV/AIDS, acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE)”, fala a gerente. O Hospital-Dia é uma forma intermediária de atendimento entre as modalidades hospitalar e ambulatorial. Os pacientes beneficiados são aqueles que já fazem acompanhamento médico no SAE-Uberaba e necessitam de procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados por ambiente hospitalar, mas que se apresentam em condições clínicas para permanecer em casa.

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de DST/AIDS, iniciou a estratégia de implantação no começo dos anos 90. Para primeira consulta, o paciente deverá ser encaminhado por um profissional médico da Atenção Básica (PSF ou UBS) ou pelo próprio CTA, com os primeiros resultados de exames em mãos. Segundo Maria Clara, hoje no SAE do Programa Municipal estão em acompanhamento pelo HIV/Aids 980 pacientes e aproximadamente 3 mil pacientes por sífilis, hepatites virais, acidentes ocupacionais, violências sexuais e demais DST. Para a população em geral realizar os exames de HIV/Sífilis/Hepatites B e C,não é necessário agendar ou solicitar guia médica.

Já para as gestantes, é necessário que elas tenham a solicitação médica, expedidas durante a consulta de pré-natal. O resultado é entregue somente para a própria pessoa, que deverá estar com um documento oficial com foto. Essa entrega é individual e confidencial, onde há também um aconselhamento sobre a necessidade da prevenção. Em caso de crianças estes deverão ter pedido médico e estarem acompanhados por um responsável legal.

Os horários de atendimentos são de segunda a sexta-feira das 7h às 18h; para a coleta de sangue o horário é de 7h às 12h, sendo para as gestantes às 7h, pois as mesmas deverão estar em jejum. Outras informações pelo telefone: 3333-7787 ou 3321-8750.

 
 
 

Outras Notícias: Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais



Voltar