WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/04/2015 - Agentes tem dificuldades para visitar 40% dos imóveis em Uberaba para a prevenção à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde está com dificuldades para encerrar o segundo ciclo de 2015 de combate a dengue, realizado a cada 60 dias conforme determina o Plano Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde. Segundo levantamento feito pela Diretoria de Vigilância em Saúde, cerca de 40% dos imóveis da cidade ainda não foram visitados. “Este é o nosso desafio. O ciclo feito pelos agentes de endemias é primordial, pois é a principal ação de prevenção à dengue, porque é quando entramos nas residências e verificamos in loco onde estão os focos do mosquito. Precisamos da conscientização e participação da população neste importante processo”, explica o secretário Marco Túlio Azevedo Cury, destacando que são realizados seis ciclos por ano.


O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, esclarece que dos cerca de 40% dos imóveis restantes a maioria não tem ninguém no momento da visita, ou a pessoa não autoriza a entrada do agente. “É preciso que a população colabore e oriente a pessoa que estiver no imóvel a autorizar a presença do nosso agente”, enfatiza. Além disso, segundo Rannieri, cerca de 5% dos imóveis na cidade estão fechados para aluguel ou venda. Neste caso, quatro agentes da secretaria visitam diariamente as imobiliárias da cidade e pegam as chaves para fazer a vistoria nos imóveis.


Hoje 160 agentes de combate a endemias trabalham nas ruas para a visita aos cerca de 144 mil imóveis da cidade. Cada agente faz 25 visitas domiciliares por dia. De acordo com o diretor do Departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, a visita domiciliar é a principal ação no combate ao mosquito, pois tem o objetivo de eliminar os possíveis criadouros. “Os agentes retiram tudo que pode acumular água e fazem o tratamento com inseticidas”, explica.


Além dos ciclos, a Secretaria de Saúde tem outras ações de combate a dengue, como visita aos pontos estratégicos (ferro velhos, borracharias e cemitérios) a cada 15 dias, monitoramento das 879 armadilhas espalhadas na cidade e que aferem o índice de infestação, realização de mutirão de limpeza aos sábados, recolhimento de pneus nas borracharias da cidade, e ainda o fumacê realizado por seis motofogs e duas camionetes.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar