WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

09/04/2015 - Prefeito se reúne com taxistas para discutir demandas da categoria

O prefeito Paulo Piau recebeu nesta quarta-feira, dia 08, representantes dos taxistas de Uberaba que apresentaram diversas solicitações da classe para melhoria e segurança dos trabalhadores. A reunião que contou com a presença do secretário de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans, Wellington Cardoso, o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Emanuel da Paixão Kappel e do vereador China, que estava acompanhando os taxistas, discutiu pautas como a fiscalização de clandestinos, abordagens policiais para dar mais segurança, demarcação de pontos de estacionamento e solicitação de aumento, dentre outros.


A pauta apresentada pela Associação dos Motoristas Auxiliares e Arrendatários de Táxis de Uberaba solicitou a criação de um projeto de lei que regularize a instalação de rastreadores e câmeras nos veículos. O intuito é identificar os usuários do serviço a fim de promover uma maior proteção dos motoristas, ainda que garantindo a privacidade do usuário e do trabalhador.  Para que a ideia dê certo, o secretário de Trânsito destacou que é preciso que os taxistas se organizem para criar Centrais de Monitoramento de forma que a gravação não fique no carro, na posse do bandido que destruiria qualquer prova. De qualquer forma a lei permitirá que as imagens possam ser legitimadas perante um juiz.


A proposta será analisada pela secretaria, que entende que a ação poderá sim inibir a ação de criminosos. Os taxistas apontaram ainda que essa ação poderá indiretamente ajudar em diversas outras situações, como quando uma pessoa alega esquecer seus pertences no carro e o taxista não encontra nada.


Outro ponto abordado é que a Guarda Municipal e a Policia Militar, intensifiquem a fiscalização da prática ilegal da profissão, como o uso indevido de carro particular que atua na área, o uso irregular de vans escolares no transporte de passageiros em porta de festas e eventos, a fiscalização dos táxis executivos que estão sendo feitos no aeroporto de Uberaba, bem como fazer a demarcação de solo e colocação de placa de sinalização dos espaços reservados aos taxistas embaixo a cobertura do aeroporto.


Nos pontos demarcados para os taxis também foi pedido a atuação mais constante dos órgãos de fiscalização. É ainda uma necessidade para os taxistas que o atendimento na AISP seja prioritário para a classe para que os boletins de ocorrência possam figurar nas estatísticas da PM. A solicitação se dá pelo fato que, alguns motoristas não registram ocorrência, pois a demora no atendimento faz com que eles percam corridas.


Diversas outras propostas foram feitas na reunião. O que for de competência da Prefeitura de Uberaba será estudado pela secretaria de Trânsito e o que for de responsabilidade da Policia Militar será encaminhado ao órgão pelo secretário do conselho, Emanuel Kappel, ex- comandante do 4º batalhão da Polícia Militar.


Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar