WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/03/2015 - Saúde estende prazo de vacinação contra o HPV

A doença é a 3ª causa de mortes por câncer no Brasil e pode ser prevenida

Com índice de vacinação abaixo do esperado, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS vai estender o prazo da Campanha Nacional de Combate ao Papilomavírus Humano (HPV) em Uberaba. O prazo deveria se encerrar na próxima terça-feira (31), porém, apenas 52% das jovens e adolescentes foram vacinadas. A expectativa é elevar este percentual a 80%.

“Temos encontrado dificuldade em algumas escolas que se recusaram a realizar a vacinação. Também há vários casos de pais que não autorizaram ou a criança não levou o cartão na data marcada para a visita”, explica o Diretor do Departamento de Epidemiologia, Robert Souza.

A campanha começou no dia 5 de março na cidade. A vacinação é realizada principalmente no âmbito escolar, devido à idade para vacinação, de 9 a 13 anos. Além das escolas, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Uberaba, uma novidade deste ano.

Ao todo, já foram vacinadas 3.098 meninas. Ainda faltam 15 escolas a serem visitadas, mas Robert já garante um reforço na ação. “A partir da próxima semana, vamos realizar uma busca ativa para detectar locais em que as meninas não foram vacinadas”, observa.

 Importância da vacina – O HPV é a 3ª causa de mortes por câncer no Brasil e pode ser prevenido. “A vacina contra essa doença é muito importante para a prevenção do câncer de colo de útero, bem como para a redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade”, ressalta Robert. No ano passado, não houve registro de reações à vacina nas unidades de saúde de Uberaba.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar