WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/03/2015 - Ações da Secretaria de Saúde reduzem risco de epidemia de dengue

Zoonoses e Vigilância Sanitária dão continuidade ao combate à doença, mas cobram a participação da sociedade
 
As ações estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para combater à dengue levaram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) a descartar risco iminente de epidemia. A ação conjunta dos departamentos de Controle de Endemias e Zoonoses e de Vigilância Sanitária contribui para a redução de focos do mosquito dengue na cidade.


Em reunião com o secretário de Saúde, Túlio Cury, a SRS negou a necessidade de liberação do serviço de UBV Pesado (fumacê), por não considerar que exista risco significativo de ocorrência de epidemia de dengue em Uberaba. Entretanto, as atividades continuam e precisam ainda mais do apoio da população para eliminar os focos do mosquito, na maioria dos casos dentro das casas.


“O fumacê tem sido uma demanda popular, mas a verdade é que ele não é necessário, pelo menos nesse momento. O fumacê só é recomendado e liberado quando há epidemia, e não é essa a situação que vivemos hoje na cidade”, avalia o secretário. A SRS atua de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), instituído pelo Ministério da Saúde em 2002.


De um total de 3.580 casos confirmados de dengue em Minas Gerais, desde o início do ano, apenas 20 são referentes à Uberaba. Túlio Cury atribui o sucesso do combate à dengue às ações conjuntas da SMS, como o serviço diário de motofog, a coleta semanal de pneus inservíveis, a instalação e monitoramento de armadilhas para o mosquito Aedes aegypti, os mutirões de limpeza e as vistorias semanais em locais que constituem potenciais focos da doença.
Imóvel fechado


O diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, afirma que a SMS tem feito todos os esforços para conter a ameaça da dengue. “Além dos trabalhos que desenvolvemos continuamente, também estamos preparados para resolver questões pontuais, como a situação do prédio em desuso do supermercado Bretas, cujo telhado foi danificado pelo mau tempo, o que levou ao acúmulo de água no interior e que representa um potencial foco para a proliferação do mosquito”, conta.


Profissionais da SMS, incluindo o secretário Túlio Cury e o diretor Antônio Carlos, estiveram presentes no edifício abandonado na última sexta-feira (20) e na manhã desta terça-feira (24), por volta das 8h30, após denúncias populares que revelaram a grande quantidade de lixo e água presente no antigo supermercado, localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, no centro de Uberaba.


Na primeira visita ao local, também participaram representantes do departamento de Posturas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans).


Uma terceira vistoria será feita na quinta-feira (26), data limite para que o Bretas realize a limpeza do imóvel, que é de propriedade privada e alugada pela rede de supermercados. “Os representantes do Bretas se prontificaram a limpar o local ainda nesta terça-feira”, revela Antônio Carlos.


O secretário ressalta, no entanto, que medidas punitivas apropriadas serão tomadas caso a empresa não respeite o prazo definido pela Secretaria de Saúde. “Trata-se de um problema que está sob responsabilidade da empresa, uma vez que o prédio não é propriedade pública. Apesar disso, cabe ao poder público garantir a segurança e a saúde da população”, enfatiza o secretário.


A contribuição dos cidadãos para a redução do perigo da doença é essencial para o sucesso das estratégias da Secretaria de Saúde, ainda de acordo com Túlio Cury. “A situação do Bretas mostrou o quão importante é a participação da população para que se possa resolver este tipo de problemas de forma rápida e correta”, diz.


O departamento de Zoonoses faz visitas semanais de fiscalização em vários locais que podem conter focos de dengue, como ferros-velhos, borracharias, entre outros. Segundo Antônio Carlos, no caso das borracharias, uma equipe da SMS é responsável pelo transporte dos pneus inservíveis para o ecoponto no Aterro Sanitário de Uberaba. Esse transporte é realizado quinzenalmente.


Após o transporte, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) é encarregada de dar a destinação apropriada a esses resíduos. A cada semana, três carretas carregadas com pneus saem de Uberaba, reduzindo significativamente o número de focos de dengue.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar