WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/03/2015 - Secretaria de Saúde e UFTM vão ao Calçadão orientar sobre a tuberculose

A Prefeitura de Uberaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), promove nesta terça-feira (24), a partir das 8h, no Calçadão da Artur Machado, trabalho de conscientização sobre a tuberculose. A cada ano, o Ministério da Saúde (MS) registra, aproximadamente, 70 mil novos casos de tuberculose, com 4,6 mil mortes em decorrência da doença.
 
A ação da SMS ocorre na Semana de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, em Uberaba, neste dia 24, conforme determina a Organização Mundial da Saúde (OMS). Haverá concentração de esforços na divulgação da doença, sua prevenção, diagnóstico e tratamento, sensibilizando gestores e comunidade.  Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, estão previstas atividades educativas e blitz informativa das 8h às 12h.
 
Ele informa ainda que a SMS fará campanha ativa de informação nas unidades de saúde da cidade, além de busca por pacientes com sintomas da doença. Este ano, o tema da campanha será “Testar, Tratar e Vencer”.  As atividades terminam dia 27 de março (sexta-feira). Todo material coletado durante a campanha será encaminhado ao Laboratório Macrorregional de Uberaba, para realização do Teste Rápido Molecular – PCR (GENEXPERT). O procedimento -- que é comum em casos suspeitos -- é responsável pelo diagnóstico complementar da tuberculose de acordo com critérios estabelecidos.
 
Sintomas da doença - Tosse por três semanas ou mais, no início seca e depois apresentando secreção; perda de peso e cansaço fácil; febre baixa, geralmente à tarde; dor no peito e/ou nas costas e suores noturno. A tuberculose é transmitida pelo ar, quando o doente, ao tossir ou espirrar elimina gotículas contendo no seu interior de um a dois bacilos de Koch, causadores da doença. Eles podem atingir os alvéolos pulmonares e iniciar a sua multiplicação. Embora a doença acometa principalmente os pulmões, pode atingir qualquer outro órgão, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro.
  
Em Uberaba foram constatados 67 casos de tuberculose no ano passado. Somente em 2014, os postos de saúde da cidade distribuíram em média, 40 mil doses da vacina BCG, que previne a doença em menores de um ano. Vale lembrar que devido a problemas no laboratório que produz a vacina BCG, o Ministério da Saúde não tem conseguido fazer a distribuição rotineira  junto ao Estado. Em Uberaba, para otimizar o estoque ainda existente, a secretaria fará a vacinação somente às terças e quintas-feiras, a partir desta semana.
 
Comunicação PMU 

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar