WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/03/2015 - Semana de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose começa na segunda-feira (23)

Terá início no dia 23 de março (segunda-feira), a Semana de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose em Uberaba. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia e Informação, prepara campanha ativa de informação nas unidades de saúde da cidade e também realiza busca por pacientes com sintomas da doença. Este ano, o tema da campanha será “Testar, Tratar e Vencer”.  As atividades terminam dia 27 de março (sexta-feira).
 
“Vamos encaminhar o material coletado durante a campanha para o Laboratório Macrorregional de Uberaba, para realização do Teste Rápido Molecular – PCR (GENEXPERT). O teste, procedimento comum em casos suspeitos, é responsável pelo diagnóstico complementar da tuberculose de acordo com critérios estabelecidos”, explica o gerente de Epidemiologia e Informação, Robert de Souza.
 
Conforme detalha Robert, os sintomas da doença são: tosse por três semanas ou mais, no início seca e depois apresentando secreção; perda de peso e cansaço fácil; febre baixa, geralmente à tarde; dor no peito e/ou nas costas e suores noturno. A tuberculose é transmitida pelo ar quando o doente, ao tossir ou espirrar elimina gotículas contendo no seu interior de um a dois bacilos de Koch, causadores da doença. Eles podem atingir os alvéolos pulmonares e iniciar a sua multiplicação. Embora a doença acometa principalmente os pulmões, pode atingir qualquer outro órgão, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro.
 
No Brasil, a semana do dia 24 de março foi adotada como a Semana Mundial de Controle da Tuberculose, em 2001, pelo Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde. O objetivo é concentrar esforços na divulgação da doença, sua prevenção, diagnóstico e tratamento, sensibilizando gestores e comunidade.
 
Em Uberaba, foram constatados 67 casos de tuberculose no ano passado. Somente em 2014, os postos de saúde da cidade já distribuíram 400 doses da vacina BCG, que previne a doença em menores de um ano, e nova solicitação já foi encaminhada ao Estado. A partir da próxima semana, a vacinação acontece em dias específicos (terças e quintas-feiras) para melhor aproveitamento do estoque.
 
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar