WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

20/03/2015 - Defesa Civil registra deslizamento de terra no Jardim Uberaba, mas prefeitura busca solução

Fortes chuvas ameaçam segurança em cinco residências, mas a Cohagra e Defesa Civil estão monitorando o local

 
A Defesa Civil registrou, na madrugada desta quinta-feira (19), um deslizamento de terra que causou danos estruturais a residências na rua Vicente de Paula Cardoso, no bairro Jardim Uberaba. A ocorrência foi causada pelas fortes chuvas verificadas durante à noite, que levaram parte da casa  a desmoronar em direção ao córrego que passa pelas proximidades do local.


O coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli dos Reis, destaca que existem cinco residências na rua em situação de condenação. “A proximidade do córrego e as chuvas intensas que têm ocorrido estão ameaçando a integridade das casas daquela região”, conta.


Evaldo faz um apelo para a população procurar as autoridades em caso de qualquer indício de perigo, como ruídos incomuns. “É importante, especialmente para as pessoas que moram em situações semelhantes, ligar para a Defesa Civil ou para o Corpo dos Bombeiros caso seja percebido algum risco para a segurança”, afirma o coordenador.


Esteve presente no local, ainda, o presidente e equipe da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), para conversar com os moradores afetados pelo deslizamento de terra e assegurar que o poder público tomará todas as providências necessárias para garantir a segurança e procurar uma solução para o problema.


Histórico e a solução encontrada


O governo atual acompanha de perto a situação das 23 famílias, antigos posseiros, que vivem no Jardim Uberaba, algumas estão lá há cerca de 20 anos, numa área considerada de risco. Elas tiveram a regularização da área no governo passado. 
 
Com as intensas chuvas ocorridas nos últimos dias na cidade, a Defesa Civil e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) estão monitorando a área e dando o apoio necessário às famílias. As casas foram construídas muito próximas de um córrego que está assoreado e oferece perigo de deslizamento.
 
Na tarde de hoje, todas as 23 famílias foram recebidas na Cohagra para serem inseridas no Minha Casa, Minha Vida, pois nesse caso elas se enquadram mais facilmente no programa habitacional.  Entretanto, como ação emergencial, a Prefeitura de Uberaba, tão logo esteja de posse do laudo da Defesa Civil, está disposta a alugar moradias para abrigar essas famílias, mesmo com a resistência de algumas. A Prefeitura de Uberaba reafirma o compromisso permanente de preservar vidas e não medirá esforços para isso.    
 
 Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar