WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/03/2015 - Combate à dengue leva Zoonoses ao Parque dos Girassóis para mutirão da limpeza

Ação pontual de combate à dengue complementa estratégia contínua da Secretaria Municipal de Saúde que insiste na participação ativa da comunidade
 
O departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou, para o próximo sábado (21), mutirão de limpeza no bairro Parque dos Girassóis, para ajudar no combate à dengue no local.


O diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, explica que o mutirão atende a uma demanda pontual e que a cidade não mostra necessidade de outros mutirões após a ação realizada no início do ano, que recolheu 14 caminhões de lixo e eliminou 23 focos de dengue.
“Recebemos um pedido para atuarmos no Parque dos Girassóis e estamos preparados para fazer o mesmo em outros bairros, se houver necessidade. Nossa equipe vai trabalhar das 8h às 12h e a limpeza vai abranger toda a extensão do bairro.”, afirma Antônio Carlos. A ação inclui a identificação e eliminação de focos de dengue do local.


A região de Uberaba onde se encontra o Parque dos Girassóis apontou uma das maiores incidências do mosquito da dengue – 5,11%, de acordo com dados do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, divulgado no dia 9 de março. O índice geral da cidade foi de 3,4%, o que representa risco médio e exige um empenho grande de todos os uberabenses. “Temos de ficar atentos a todo e qualquer lugar ou objeto que acumule água e precisamos eliminá-los, tanto dentro da nossa casa, quanto fora dela. Essa é a receita para evitar a dengue”, revela o diretor.  

 
Ele lembra que a Secretaria Municipal de Saúde possui equipes dedicadas exclusivamente ao combate à dengue em Uberaba, com programação diária do serviço de motofog, uso e monitoramento de armadilhas para o mosquito, bem como utilização de bombas costais motorizadas que bloqueiam a transmissão da doença. São desenvolvidas, ainda, pesquisas em unidades de saúde de todo o município.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo) 
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar