Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

18/03/2015 - Vigilância Sanitária informa balanço parcial da operação Quaresma

De acordo com o levantamento foram 92 kg de alimentos apreendidos em 39 estabelecimentos de Uberaba

 
O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta terça-feira (17), o primeiro balanço parcial da operação Quaresma, iniciada em 23 de fevereiro, que fiscaliza e inspeciona o comércio de ovos de chocolate e pescados. Até o momento foram 92 kg de alimentos apreendidos. A operação segue até o dia 10 de abril.


Conforme os dados levantados pela Vigilância Sanitária, 39 estabelecimentos foram abordados até a última sexta-feira (13). Os produtos apreendidos estavam fora do prazo de validade, eram comercializados com fracionamento irregular, conservados fora das temperaturas exigidas ou sem documentação relativa à origem.


Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Nelson Rannieri Tirone, durante as inspeções são feitas orientações educativas para os profissionais dos estabelecimentos sobre as regras relativas ao comércio dos produtos fiscalizados. “Existem muitos fatores que precisamos levar em consideração. A procedência dos alimentos é averiguada, a manipulação dos produtos é examinada e é feita uma análise das condições de higiene e conservação, para que o consumidor possa ter a certeza de que está comprando um produto de qualidade e com segurança”, explica Nelson.


A operação Quaresma inspeciona os alimentos mais consumidos durante a época da quaresma se estendendo até o domingo de Páscoa – em especial, pescados e ovos de chocolate caseiros. A equipe da SMS aborda distribuidoras de alimentos, supermercados, peixarias, açougues, comércio de frios, vendedores ambulantes, feiras, fábricas e comerciantes de chocolate.


A Vigilância Sanitária ratifica a necessidade de a população ficar atenta ao comprar alimentos mais consumidos nesse período, pois se estiverem em condições inadequadas, conforme disse Tirone, podem trazer sérios riscos à saúde.   


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub