WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/03/2015 - SMS divulga segundo LIRAa

Pratinhos de planta e recipiente de água para animais são os locais com mais foco de dengue

 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta segunda-feira (9), o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015. O estudo apontou um índice médio de 3,4%, superior ao resultado do primeiro LIRAa deste ano, realizado em janeiro e que havia  indicado uma incidência do mosquito da dengue de 2,7%.


O estudo, desenvolvido pelo departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, refere-se a 43 bairros de Uberaba cujo índice ultrapassou a marca dos 4,7%. O índice mais alto registrado foi de 5,64% e o mais baixo foi de 1,66%. O diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, afirma que a SMS já vem adotando inúmeras medidas para o combate à dengue para evitar a proliferação da doença.


 “Estamos trabalhando muito nessas ações, mas precisamos do cuidado de cada cidadão com o seu quintal. É fundamental que todos estejam vigilantes. Este segundo estudo mostrou maior número de focos de dengue em vasos de plantas e bebedouros de animais, ou seja, dentro das residências. Estamos organizando várias atividades de eliminação do mosquito da dengue com enfoque especial nas regiões da cidade mais afetadas, mas é imprescindível o apoio da população”, explica Antônio Carlos. Outros focos incluem caixas d'água, tambores e lixo na forma de resíduos sólidos.


Os serviços de motofog e bloqueio de transmissão com uso de bombas costais motorizadas terão continuidade. Além disso, a equipe da Zoonoses fará visitas de rotina a residências localizadas em áreas de maior risco, onde também serão feitos tratamentos focais aos sábados.


Confira a lista de bairros com maior índice de infestação do Aedes aegypti: Jockey Park, Jardim Copacabana, Morumbi I e II, Pacaembu I e II, Beija Flor I, II e III, Alfredo Freire I, II e III, Francisco Angotti, Morada du Park, Nova Era, Pq. dos Girassóis, Portal do Beija Flor, N.Sª Aparecida, Costa Teles I, Silvério Cartafina, Orlando Costa Teles, Lourdes, Jardim Califórnia, Residencial 2000, Maringá, José Barbosa, Manoel Mendes, Jardim Manhattan, Parque São José, Oneida Mendes, Parque dos Buritis, Vila João Pinheiro, Jardim Indianópolis, Jardim Triângulo, Vila Craide, Jardim Eldorado, Vila Arquelau, Morada do Sol, Conjunto Boa Vista, Vila Presidente Vargas, Vila Leandro, Vila Bela Vista e Vila Boa Vista.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar