WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/03/2015 - Uberaba pretende vacinar mais de 4 mil pré-adolescentes contra o HPV

No ano passado, a meta de 80% de vacinação foi atingida sem nenhum registro de reação à vacina em Uberaba

 
Começa nesta quinta-feira (5) mais uma etapa de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em todo o país. A novidade deste ano é que meninas e mulheres, de 9 a 26 anos, portadoras do vírus HIV, também serão imunizadas contra o HPV. O Ministério da Saúde ainda estendeu a primeira dose da vacina para adolescentes até 13 anos que não foram vacinadas no ano passado. Em Uberaba, a expectativa é positiva em relação ao número de jovens a serem vacinadas.
 
“O HPV é a 3ª causa de mortes por câncer no Brasil. A vacina contra essa doença é muito importante para a prevenção do câncer de colo de útero, bem como para a redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade”, ressalta o diretor do departamento de Epidemiologia e Informação, da Secretaria Municipal de Saúde, Robert Souza.
 
Este ano, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde – SMS é cumprir novamente a meta de 80%, vacinando 4.821 pré-adolescentes. No ano passado, a SMS atingiu a meta, estipulada em 80%, durante a campanha de aplicação da primeira dose. Nenhum caso de reação à vacina foi registrado nas unidades de saúde.
 
Outra novidade nesta primeira campanha de 2015 em Uberaba é a ampliação dos locais de vacinação na cidade. As pré-adolescentes poderão ter acesso à vacina em todas as unidades de saúde e também nas escolas, mediante agendamento da instituição. Já as meninas de 9 a 13 anos com HIV poderão se vacinar no Hospital de Clínicas. Adolescentes e mulheres com HIV, que têm entre 14 e 26 anos, poderão ser vacinadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
 
A campanha de vacinação se estende até o dia 31 de março. A aplicação da segunda dose da vacina começa no dia 8 de setembro. A terceira e última dose deverá ser tomada após cinco anos. Já as meninas e mulheres com o vírus HIV tomam a primeira dose agora, a segunda daqui a dois meses e a terceira, e última, em seis meses.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar