WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/02/2015 - Saúde intensifica combate à dengue e pede participação da sociedade

Zoonozes divulga programação do motofog para a próxima semana; dia  7 de março, o departamento divulga novo Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa)
 
Na próxima semana, o motofog atenderá a quase 70 mil domicílios em 58 bairros da cidade no combate à dengue. Ao todo, serão 2.359 quarteirões atingidos. O trabalho faz parte de uma série de medidas adotadas pelo Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde – SMS para monitorar e prevenir a doença. Entretanto, é preciso que haja participação de cada cidadão, impedindo o acúmulo de água parada.
 
Somente nos meses de janeiro e fevereiro foram realizados quatro mutirões de prevenção nos bairros onde foi constatada maior presença do mosquito. A ação das secretarias de Saúde e Infraestrutura resultou na retirada de 14 caminhões de entulho e eliminação de 23 focos do mosquito transmissor.
 
Duas equipes da Zoonoses dedicam-se à visitação de pontos estratégicos cadastrados, como ferros velhos. Outra recolhe pneus inservíveis nas borracharias cadastradas. Ainda existem duas equipes responsáveis pelo bloqueio da transmissão com bombas costais em casos suspeitos do mosquito transmissor da dengue e mais doze servidores que monitoram 879 armadilhas instaladas em toda a cidade. Por último, uma equipe faz a busca ativa em hospitais, laboratórios, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde, coletando informações sobre exames de casos suspeitos de dengue notificados.
 
Para o diretor do Departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, as ações permanentes atenderam ao planejado. “Terminamos o primeiro ciclo dentro do programado, com um trabalho bem desempenhado, e agora temos de aguardar a próxima etapa do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa)”, analisa.
 
LIRAa - O próximo Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa)  será divulgado no dia 7 de março, às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Serão apresentados os resultados de dados coletados pela Zoonoses entre os dias 3 e 6 de março. A partir destas informações, o departamento definirá as estratégias a serem adotadas nos próximos meses. O último LIRAa de Uberaba, realizado em janeiro, classifica a cidade como “estado de risco médio”, com 2,7% de infestação do mosquito.
 
Confira o itinerário do motofog dos dias 2 a 6 de março
 
DATA: 02/03/2015 - SEGUNDA FEIRA 5 h AS 7 h
 
SANTA MARTA
PARQUE SÃO GERALDO
JARDIM MARACANÃ
ALFREDO FREIRE
NOVA ERA
 
DATA: 03/03/2015 – TERÇA FEIRA 17 AS 22 h
 
FLAMBOYANT I
FLAMBOYANT II
FLAMBOYANT III
PARQUE DO MIRANTE
JARDIM BARONESA
MARIO FRANCO
DAMHA I
DAMHA II
RECREIO DOS BANDEIRANTES
TERRA NOVA
NOSSA SENHORA DA APARECIDA
ORLANDO COSTA TELES
CARTAFINA
 
DATA: 04/03/2015 – QUARTA-FEIRA 17 h AS 22 h
 
MERCES
VILA CELESTE
TUTUNAS
ESTADOS UNIDOS
FREI EUGENIO
GUANABARA
CASSIO RESENDE
MANOEL MENDES
JARDIM MANHATAM
CIDADE NOVA
FABRICIO
JARDIM ESPIRITO SANTO
 
DATA: 05/03/2015 – QUINTA FEIRA 17h  AS 22h
 
VILA CRAIDE
JARDIM TRIÂNGULO
VILA ARQUELAU
JARDIM ELDORADO
JARDIM NENE GOMES
BOA VISTA
VILA BELA VISTA
VILA BOA VISTA
NOSSA SENHORA DE LOURDES
ANTONIA CANDIDA
JOSA BERNARDINO
TITA RESENDE
 
DATA: 06/03/2015 – SEXTA FEIRA 17 h AS 22 h
 
VILA PRESIDENTE VARGAS
VILA LEANDRO
CONJUNTO BOA VISTA
VOLTA GRANDE
VILA RAQUEL
VILA PLANALTO
BAIRRO OLINDA
UMUARAMA
UBERABA I
JARDIM PRIMAVERA
LEBLON
BOM RETIRO

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar