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Transporte Coletivo

28/02/2015 - Prefeito Paulo Piau cobra dos diretores da Líder e da Piracicabana melhorias para o Vetor

O prefeito Paulo Piau se reuniu hoje com os diretores Carlos Cherulli e André Campos, das empresas de transporte coletivo Piracicabana e Líder, respectivamente. Também participaram da reunião: o secretário de Trânsito, Transporte Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos, Wellington Cardoso; o chefe de Gabinete, Fernando Hueb e o superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, e Rodrigo Oliveira, da Piracicabana.


Piau ressaltou a preocupação do governo ao informar a insatisfação com o início do sistema e apontou falhas que precisam ser corrigidas. “Estamos fiscalizando, ouvindo a comunidade e pelo menos uma falha deve ser corrigida com urgência, que é o aumento da frota. É preciso sobrar ônibus e não faltar. O ônibus não pode passar lotado e deixar os passageiros. As empresas são concessionárias do serviço público e temos autoridade para cobrar um serviço de qualidade”, afirmou.

Piau lembra que foi amplamente noticiado que os primeiros 90 dias do sistema seriam em caráter experimental. “Ainda não tem 30 dias que o sistema teve início. A comunidade tem feito um trabalho importante dando sugestão e mostrando o que não está bom. Muitos ajustes foram feitos nas duas últimas semanas porque existem cidadãos que além de criticarem, dão sugestões e mostram o que pode melhorar, inclusive quero agradecer, pois isso é um ato de cidadania. Eles querem ver o sistema funcionando e estão fazendo sua parte”, explicou.

O prefeito também observou que a prefeitura irá se empenhar para corrigir as falhas, como por exemplo, melhorar a drenagem do asfalto no corredor do Vetor, dinamizar o sistema semafórico, ampliar a estação do Calçadão e adquirir bancos para os terminais. “Estas duas últimas não constavam no projeto, mas temos que reconhecer que são necessárias. Estamos providenciando isso. Entendo que a entrada do Vetor deve deixar o sistema no mínimo igual ao que era e não pior. Posteriormente, com os outros dois eixos do Vetor – Sudoeste e Sudeste, teremos um grande avanço no sistema de transporte coletivo, atingindo a melhoria que queremos realmente. O transporte coletivo de Uberaba não pode perder qualidade com relação ao sistema anterior. Esta foi a imposição que fizemos às empresas sob pena de fiscalização da concessão”, finalizou.

No final da reunião as empresas receberam um documento constando as necessidades observadas por parte da Prefeitura, bem como as ações que serão adotadas e que cabem ao município. 

Segue:
Ações por parte das Empresas:
.  Implantar bilheteria no Terminal Leste (lado Manoel Mendes);
.  Manter o pessoal do “Posso Ajudar” por mais tempo, principalmente nas Estações 2, 3A, 3B e 4;
.  Manter 2 pessoas do “Posso Ajudar” no Terminal Oeste;
.  Melhorar a relação dos motoristas e fiscais com os usuários;
.  Não faltar fiscal, tem que ter das duas Empresas no Terminal Oeste;
.  Intensificar o treinamento dos motoristas com referência à operação das plataformas;
.  Instalar interfone na parte interna nas Estações;
.  Intensificar treinamento aos motoristas com referência à proximidade da plataforma dos ônibus com as rampas das Estações.
.  Melhorar o cumprimento dos horários.
.  Melhorar a identificação das Linhas – Capelas e Placas laterais e frontais “Letreiros”.
.  Veículos parados nas plataformas aguardando o horário de saída devem manter os letreiros ligados.
.  Afixar informativos alertando aos usuários e aos motoristas que e proibido o embarque e desembarque fora das plataformas dos terminais;
.  Melhorar o atendimento do 0800 das Empresas;
.  Aumentar o posto de vendas do Cartão tarifa única, inclusive comércios que atendem após às 18:00 horas, Sábados, domingos e feriados.
 
Ações por parte da PMU:
Melhorar a trafegabilidade nas canaletas “buracos”;
Instalar bancos;
Semaforização;
Manter pesquisas diversas; O/D – Origem e Destino, E/D – Embarque e Desembarque para avaliar linhas, trechos e deslocamento dos usuários;
Identificar a sala da PMU nos Terminais para informações, reclamações e sugestões aos usuários;
Criar mecanismos para agilizar o Embarque e Desembarque dos usuários nas Estações. Ex. Sinal sonoro como utilizado no metrô;
Estudar junto com as Empresas sistema por campainha nas estações ao ser acionada pelo usuário -  acende uma luz externa na estação;
Intensificar campanha de informações sobre o sistema aos usuários;
Agilizar junto com as Empresas a instalação de Quiosques comerciais visando ter atratividade nos Terminais.

 
 
 

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