Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

27/02/2015 - Saúde recebe nova viatura do Samu nesta semana

A partir desta semana, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba passa a contar com uma nova viatura. A doação, realizada pelo Ministério da Saúde, vem suprir a demanda da cidade. Atualmente, Uberaba possui três Unidades de Suporte Básicas (USBs), uma Unidade de Suporte Avançada (USA) e uma Viatura de Transporte Sanitária (Águia).


Conforme a Coordenadora geral do SAMU, Cristina Maria Cesar, o novo veículo atuará como Unidade de Suporte Avançada para que a atual viatura responsável pelo serviço passe por manutenção. Após este período, a nova viatura passará a atender como Unidade de Suporte Básica, setor que continuará com três unidades do tipo em serviço e uma reserva. Cristina explica ainda que a quantidade de unidades do SAMU é regulamentada pelo Ministério da Saúde, de acordo com o número de habitantes do local.


O secretário de Saúde, Túlio Cury, comemora o recebimento da viatura. “Tudo aquilo que vier para ampliar a nossa estrutura de atendimento em Uberaba será muito bem-vindo. Com certeza, mais pessoas poderão ser atendidas com mais rapidez. Esse é o nosso objetivo: atender com qualidade o maior número de pessoas que estejam precisando. Temos uma equipe muito eficiente e dedicada e com esse novo carro, a cobertura do nosso SAMU será ainda melhor”, analisa.


Em janeiro, a frota do SAMU atendeu a 1.345 chamados no total. Destes, 483 tratavam-se de traumas, 595 de casos clínicos adulto e outros 86 de pacientes psiquiátricos. Ainda foram registradas 1.114 ligações classificadas como trotes. Os dados foram colhidos a partir das solicitações realizadas via 192. O envio da viatura é de responsabilidade do médico regulador, que realiza a triagem das ligações e as classifica de acordo com protocolo nacional.


Combater o trote telefônico - A Secretaria Municipal de Saúde considera os trotes como algo inaceitável, pois muitas vezes atrasa o atendimento de quem realmente está precisando de um socorro rápido. Por essa razão, a SMS pede a compreensão de todos para combater a ligação telefônica mentirosa tanto para o SAMU quanto para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal.


 Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub