WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/02/2015 - Vigilância Sanitária inicia inspeção de alimentos comercializados na Quaresma

Secretaria de Saúde alerta à população para o comércio irregular durante o período que se inicia e termina com o Domingo de Páscoa


A partir da próxima segunda-feira (23), o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará as ações de inspeção de alimentos comercializados durante a Quaresma, especialmente na Semana Santa e Domingo de Páscoa, como pescados e ovos de chocolate. A operação seguirá até o dia 10 de abril.

A ação da Vigilância Sanitária abrange distribuidoras de alimentos, supermercados, peixarias, açougues, vendedores ambulantes, feiras, fábricas e comerciantes de frios e chocolates. O objetivo é garantir que os produtos vendidos são seguros para consumo e comercializados de acordo com a legislação em vigor.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Nelson Rannieri Tirone, serão feitas inspeções com orientações educativas sobre as regras para venda dos alimentos e averiguação da sua procedência, manipulação e conservação. Os produtos irregulares serão imediatamente apreendidos.

Na época da quaresma, não-conformidades são comuns, ou seja, alimentos não conservados adequadamente, o que pode representar um risco para a saúde do consumidor. O diretor explica que as irregularidades mais observadas são relativas à procedência dos produtos.

“Alimentos clandestinos são muito frequentes. Alguns grandes atacadistas conservam os alimentos de forma errada ou adulteram os produtos. No caso do bacalhau, por exemplo, é comum congelá-lo utilizando uma grande quantidade de água, o que aumenta o seu peso e, consequentemente, o preço”, informa Nelson.

O diretor da Vigilância Sanitária salienta, ainda, a importância de se fazer uma divulgação ampla das ações de inspeção do departamento. “Quanto mais pessoas estiverem cientes dos riscos e das não-conformidades frequentes, mais fácil será garantir a qualidade e segurança nas vendas destes produtos”, enfatiza.

No ano passado, as operações de inspeção durante a Semana Santa e a Páscoa abrangeram cerca de 120 estabelecimentos e foram apreendidos mais de 100 kg de alimentos em situação irregular.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar