WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/10/2009 - Barbeiro Transmissor da Doença de Chagas é combatido em Uberaba

O Programa Municipal de Controle de Doença de Chagas realizou 832 visitas a imóveis da zona rural nos últimos meses. Dos 219 barbeiros encontrados no município, nenhum deles estava contaminado pelo Trypanosoma cruzi que é o agente causador da doença de chagas. Dentre os encontrados, 98 são da espécie Triatoma sórdida e 121 Panstrongylus megistus.

Os dados são do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses de Uberaba que em visitas realizadas desde julho deste ano encontrou 41 imóveis com o Triatomíneo, também chamado de “barbeiro”, que é a espécie que transmite a Doença de Chagas. Em 18 desses 41 imóveis, o barbeiro foi encontrado dentro das casas. Todos os imóveis encontrados com o barbeiro foram borrifados junto a mais 152 anexos, locais ao redor da região como, por exemplo, galinheiros.

O Programa Municipal de Controle de Doença de Chagas é resultado de um acordo entre o estado e o município de Uberaba que ficou responsável por fiscalizar 20% dos imóveis rurais que equivalem a 1.134 casas. Esse programa conta com sete funcionários que diariamente fazem essas visitas e estimam atender todas as casas até o final de dezembro. As formas habituais de transmissão da doença de Chagas humana reconhecidas são aquelas ligadas diretamente ao vetor, à transfusão de sangue, à via congênita, e mais recentemente, as que ocorrem via oral, pela ingestão de alimentos contaminados.

Departamento de Comunicação

Estagiária Natália Alberto de Melo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar