WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/02/2015 - Zoonoses apresenta resultados dos mutirões de limpeza de janeiro

Ação dos motofogs e novo LIRAa darão continuidade ao projeto de combate à dengue

O Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresenta balanço dos resultados obtidos pelos mutirões de limpeza referentes ao mês de janeiro, como parte do projeto de combate à dengue, em andamento desde o início do ano. Até agora, foram recolhidos 14 caminhões de lixo e 23 focos da doença foram eliminados.


No decorrer de janeiro, foram realizados mutirões em três dos bairros da cidade que apresentam maior risco para desenvolvimento da doença, segundo o Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), levantado de 6 a 9 de janeiro. O estudo apontou uma incidência de 2,7%, considerada uma situação de risco médio, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Paralelamente aos mutirões, o serviço de motofog está em atuação constante com a meta de percorrer um total de 3.040 quarteirões distribuídos por 73 bairros. De segunda a sexta-feira, os motofogs participam do combate ao mosquito da dengue das 5 h às 7 h e das 18 h às 22 h.


No dia 17 de janeiro, o mutirão do bairro Abadia resultou no recolhimento de três caminhões de entulho e na eliminação de dez focos de dengue. Uma semana depois, no dia 24, foram destruídos oito focos da doença e recolhidos cinco caminhões de lixo no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Finalmente, no dia 31, o mutirão do Residencial 2000 resultou em seis caminhões de entulho e a identificação e eliminação de cinco focos.


O diretor do Departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, comemora o sucesso do projeto de combate à dengue. “Estamos cumprindo nosso objetivo de reduzir a incidência de dengue em nosso município. Não vamos parar de trabalhar e temos a perspectiva de diminuir o número de casos em relação ao ano passado”, avalia.
Em março, um novo estudo do LIRAa será realizado, como forma de controlar a situação relativa à dengue em Uberaba. O resultado determinará os bairros em que serão desenvolvidos os próximos mutirões de limpeza. Vale ressaltar que a ação dos motofogs não será interrompida durante fevereiro.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar