WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

30/01/2015 - Painéis de monitoramento informam o usuário com tecnologia e precisão nos terminais

Com a implantação do Sistema BRT – Vetor, Uberaba amplia o seu trabalho de monitoramento por GPS com 24 novos painéis de 48 polegadas nos terminais Leste e Oeste para informar os horários de chegada e saída dos ônibus. Uberaba já possui outros 91 painéis espalhados pela cidade, que é considerada referência em pontualidade com 98% dos veículos chegando e saindo nos horários preestabelecidos, o que se traduz em conforto e tranquilidade para o usuário do transporte público.

O atual sistema de monitoramento do transporte coletivo de Uberaba é modelo entre as 15 cidades atendidas pela Auttran, entre elas São José do Rio Preto, Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba. De acordo como diretor da empresa, Fernando Quaggio, Uberaba se destaca pelos resultados conseguidos que representam 98% de acerto dos horários dos 150 ônibus que circulam pela cidade, e também pela informação em quase uma centena de painéis instalados, bem como no site da Prefeitura de Uberaba, acessando transporte coletivo, seguido de horário de ônibus em tempo real. Graças a essa tecnologia, todos os atores do transporte coletivo são devidamente informados. Segundo Quaggio, haverá instalação do Vetor é de que seja instalado um sistema de áudio, comunicando o cidadão em qual estação ele está chegando.

Uberaba recebeu o sistema de monitoramento por GPS no transporte coletivo em 2007. Desde então, a prefeitura, as empresas concessionárias e o cidadão têm acesso a cada segundo, da localização exata onde se encontra o ônibus que atende determinada linha. Graças aos equipamentos desenvolvidos pela Auttran, a fiscalização recebe dados estatísticos e relatórios em tempo real sobre a pontualidade dos ônibus em todo os locais da cidade. Além dessa localização exata por onde o ônibus está passando, são ofertados dados estatísticos em tempo real.

Antes do monitoramento por GPS, o transporte coletivo era criticado, principalmente pelos atrasos constantes. O sistema facilitou a fiscalização e otimizou a operacionalização das concessionárias, trazendo melhorias significativas para o usuário. “Existe transparência e conforto com a previsibilidade e o cumprimento dos horários nos painéis, com a possibilidade de o sistema informar às concessionárias a possibilidade de atraso numa determinada linha e oferecer as ferramentas para que ela impeça esse atraso”, acrescenta o diretor da Auttran.

Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU - 29.01.2015

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar