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Transporte Coletivo

30/01/2015 - Centrais de Controle do Sistema Vetor são instaladas e testes são iniciados

As Centrais de Controle Operacional - CCO do Sistema Vetor/BRT estavam recebendo os últimos ajustes hoje, bem como as equipes responsáveis para cada serviço participaram do treinamento. As centrais abrangem os semáforos inteligentes, o monitoramento dos terminais e estações-tubo e também o monitoramento dos ônibus com GPS, por meio de painéis instalados nos dois terminais do transporte coletivo.

Segundo Juliano Christimann, engenheiro eletricista/supervisor de Manutenção da Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda, o sistema é todo automatizado e manda informações dos semáforos para a central. Ele explicou ainda que no próprio semáforo ficam armazenadas as informações relativas ao tempo do sinal vermelho, verde e amarelo. Mas se for necessário, o operador pode intervir a partir da central.

Christimann informou também que os semáforos têm sensores instalados antes das transversais e trasmissores nos ônibus, que ao se aproximar das interseções, envia um sinal para o semáforo que otimiza o tempo do veículo. “Ele prolonga o verde para dar tempo do ônibus passar, ou diminui o tempo do verde da transversal para que o ônibus fique o menor tempo possível no vermelho, otimizando todo o tempo do transporte coletivo na viagem entre os terminais”, explicou o engenheiro, destacando que todo o sistema é configurado e os ajustes vão ocorrer a partir do momento em que o sistema for colocado em operação. “Fazemos várias testes, mas o padrões só são ajustados com o sistema em funcionamento”.

A equipe de semaforarização do Departamento de Trânsito da Settrans participou do treinamento. Também está em fase final de implantação e teste a Central de Monitoramento das câmeras dos terminais oeste e leste e das estações-tubo. Em tempo real a movimentação dos usuários será acompanhada, o que aumentará a segurança e garantirá um atendimento ágíl em caso de necessidade. “Estamos acertando alguns detalhes, mas o sistema em operação é que nos mostrará onde precisamos ajustar e adequar, por isso no início ele funcionará em caráter experimental. É em operação que o sistema nos dará as informações necessárias para trabalhar e vamos monitorá-lo 24 h”, explicou o Superintende de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes.

 
 
 

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