WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/01/2015 - Conselheiro Jurandir discute parceria com a Secretaria de Saúde

O Conselheiro Estadual de Saúde, Jurandir Ferreira foi recebido pelo secretário municipal de Saúde, Túlio Cury, nesta quarta-feira (28). Ele disse que tem uma experiência de 15 anos de atuação no conselho e tem uma expectativa positiva com as mudanças na Secretaria Municipal de Saúde para que a população tenha mais qualidade no atendimento. Túlio Cury reforçou a ideia de ter o conselho como parceiro na busca das soluções de problemas, seguindo também a ideia do prefeito Paulo Piau.
Jurandir afirmou que considera importante demonstrar a experiência para o novo secretário para que os dois lados possam fazer um bom trabalho, que é o objetivo maior. “Tenho certeza de que o secretário de Saúde e os membros do Conselho Municipal de Saúde querem ver a saúde melhor do que está. Para essa melhoria acontecer os dois precisam se falar permanentemente e caminhar juntos”, observou Ferreira ao esclarecer que a visita se deu para esclarecer alguns pontos relacionados à obrigação dos conselheiros no apoio à gestão e ao controle social.
Segundo o conselheiro, o secretário Túlio Cury é reconhecido pelo trabalho que realizou em diversas ocasiões nos departamentos de Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde, por isso ele acredita que muitas coisas poderão melhorar. “Tem horas que no time você tem um jogador excelente, mas tem horas que ele não vive um bom momento e precisa ser substituído. Então com outra pessoa tem-se uma nova visão e toma certos caminhos que poderão ser melhores para a saúde, secretaria, governo e sociedade”, salientou.
O conselheiro acrescentou que a Secretaria Municipal de Saúde é uma outra prefeitura, possui um orçamento maior que 80% das cidades de Minas, e que o Conselho Municipal de Saúde cresceu e com a regulamentação da Emenda Constitucional 29 pela Lei Complementar 141 de 2012. Ou seja, existem muitas responsabilidades dirigidas aos conselhos estadual e municipal de Saúde. Ele recomendou inclusive que o novo secretário de Saúde não assuma a presidência do Conselho Municipal de Saúde, em razão da quantidade de atribuições da pasta.
“Tem de deixar o controle social assumir essa parte, e toda decisão passa pela homologação do secretário de Saúde. E outra coisa: se conselho deliberou alguma posição que ele não concorda, existe o prazo legal de 30 dias para reunir o conselho e fazer uma nova proposta e alterar. Não existe nada de perder poder. Ele vai delegar poder, afirmou Jurandir.

Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU – 28.01.2015

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar