WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/01/2015 - Saúde promove conscientização no Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase

Na próxima quarta-feira (28), Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), promoverá campanha de conscientização sobre a doença. A ação, desenvolvida na Rua Artur Machado das 8h às 17h, tem o objetivo de alertar a população sobre a hanseníase e divulgar informações sobre os sintomas para facilitar o diagnóstico precoce, bem como combater o preconceito associado à patologia.

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica de Uberaba, Robert Boaventura, o evento de conscientização, realizado anualmente, permite identificar a hanseníase mais rapidamente. “Nosso objetivo é informar à população sobre o contágio, os sintomas e os tratamentos disponíveis para esta doença”, afirma. Robert destaca que a Vigilância Epidemiológica está preparada para realizar o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da hanseníase de forma gratuita.

A hanseníase, popularmente chamada de lepra, é uma doença infecciosa, transmissível e curável que ataca a pele e os nervos periféricos. Causada pelo bacilo de Hansen, um micróbio, a doença não requer internação para realização do tratamento. Os primeiros sinais da doença incluem pequenas manchas dormentes e avermelhadas ou esbranquiçadas na pele.

Ao longo da história, os pacientes de hanseníase sofreram com preconceito devido às deformidades físicas que a doença pode causar. Mesmo após a cura, essas sequelas perduram, mas a infecção deixa de ser contagiosa, apesar do preconceito. Vale ressaltar que, com tratamento precoce, a hanseníase não deixa quaisquer marcas ou cicatrizes.

Em Uberaba, o índice de casos de hanseníase foi de 1,6 em cada 10 mil habitantes, em 2013. O ideal é que esse número seja inferior a 1. No entanto, a situação é menos alarmante do que nos estados com maior prevalência da doença: Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Maranhão. Nestes locais, o índice ultrapassa os 3 casos em cada 10 mil habitantes.

O Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase é uma campanha nacional instituída pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de combater a doença bem como o preconceito e o estigma associado aos pacientes.

 

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo) 26/01/15

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar