WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/01/2015 - Por motivos pessoais, Fahim se despede da Secretaria de Saúde

O prefeito Paulo Piau recebeu o pedido de exoneração do secretário de saúde Fahim Sawan. A exoneração, a pedido, do secretário foi publicada na edição de ontem (23) no Porta-Voz, Órgão Oficial do Município. Sawan justificou a saída para se dedicar a questões pessoais e que nesse momento não poderia se dedicar 100% a Secretaria, e que, portanto, entende que já deu a sua contribuição. Fahim lembrou as dificuldades da saúde pública em todo o Brasil, mas ressaltou que mesmo com problemas Uberaba avançou muito durante a sua gestão.
Dengue - Ele lembrou a epidemia de dengue herdada nos primeiros dias de janeiro de 2013, logo que assumiu a pasta e o trabalho desenvolvido que possibilitou que nos anos seguintes, 2014 e agora em 2015, a doença esteja sob controle na cidade. Dos mais de 12 mil casos de 2013, a cidade registrou apenas 195 no ano seguinte, fruto também do trabalho de monitoramento em tempo real contratado pela Secretaria junto a Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Em função disso, Uberaba foi escolhida em concurso nacional como modelo de combate à dengue.
Obras e projetos - Outro ponto positivo destacado foi a contratação da Organização Social para as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento, que embora ideologicamente atacado por alguns, tem se mostrado eficiente no atendimento à população pois já não há falta de médicos insumos ou medicamentos. Fahim deixa “engatilhados” projetos importantes, dentre eles a continuidade no investimento em atenção básica e a implantação do Hospital Regional. Fahim permaneceu à frente da Secretaria por dois anos, também nesse período o Município aderiu ao programa Mais Médicos do Governo Federal, inaugurou e colocou em funcionamento três novas unidades de saúde (Mercês, São Cristóvão e Tancredo Neves) e conseguiu recursos junto ao governo federal para outras seis obras. O secretário também iniciou as obras da nova UPA do bairro Abadia, a UPA da Família, que deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano. A passagem do secretário também foi importante para formatar o modelo de gestão do futuro Hospital Regional com a adesão das cidades da região ao consórcio intermunicipal de saúde e junto com o prefeito Paulo Piau na busca dos recursos de custeio da estrutura hospitalar que embora definido o modelo não havia sido a acertada a participação dos governos de Minas e União.
“Fizemos muita coisa e vamos deixar muita coisa ainda preparada para acontecer. Quero muito agradecer a cada servidor da Secretaria de Saúde, a confiança depositada pelo prefeito, aos meus colegas secretários. Tenho certeza de que colherão frutos de todas as sementes plantadas. Saio do governo por questões pessoais, mas continuo torcendo e acreditando muito nos meus colegas. Eu sempre tive como missão de vida a saúde, uma luta que como toda batalha no Poder Público não é fácil. Mas ressalto que olhando para trás tenho certeza do muito que avançamos. De toda forma, continuo à disposição de todos na certeza de que Uberaba tem todo o potencial para vencer os desafios. Peço à população que abrace a saúde. Podem acreditar que pessoas sérias, comprometidas estão trabalhando por nossa cidade. Encerro agradecendo o apoio da minha família que comemorou comigo as alegrias e sofreu as tristezas, mas sempre estiveram comigo por que sabem o quanto a minha vida é dedicada a essa causa”, finalizou.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar