WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/01/2015 - Sistema Vetor-BRT

Secretaria de Trânsito e Polícia Militar inspecionam Leopoldino de Oliveira e traçam plano de segurança

Uberaba cresceu, o número de veículos dobrou nos últimos 10 anos, chegando a 200 mil. Contudo isso, veio a necessidade de melhorar o transporte público e a trafegabilidade numa cidade antiga e de muitas ruas estreitas. O sistema Vetor-BRT está para ser entregue à população com o objetivo de dar maior fluidez e conforto ao transporte coletivo, estimulando as pessoas a deixar os carros em casa. Nessa reta final de ajustes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), em parceria com a Polícia Militar, fez uma vistoria detalhada de toda a Avenida Leopoldino de Oliveira, onde entrará em funcionamento o novo sistema de transporte.
O secretário Emanuel Kappel disse que estão sendo observadas questões específicas do trânsito, como o funcionamento, a sinalização, o sistema semafórico, e a faixa exclusiva de ônibus. Outro ponto foi a segurança do percurso e também os terminais Leste e Oeste, locais onde vão passar um grande número de pessoas diariamente. O trabalho de vistoria observou pontos estratégicos ao longo da Leopoldino de Oliveira, bem como detalhadamente os terminais. Haverá uma atenção especial com as patrulhas de trânsito e policiamento ostensivo para que a população tenha toda a segurança necessária para utilização do sistema vetor.
O levantamento de tudo será repassado às empresas e à comissão da prefeitura que gerencia o sistema para que possam fazer todas as intervenções necessárias antes da circulação dos novos ônibus que ligam as regiões Leste e Oeste da cidade. “Passamos ao longo da avenida Leopoldino e encontramos pouquíssimos veículos parados nos locais onde a nova sinalização já proíbe estacionar. Isso significa que a grande maioria da população já compreendeu o novo momento”, observou.
Para o secretário de Trânsito, é hora de pedir a compreensão de toda a sociedade uberabense, porque toda mudança gera um certo desconforto e alguma insatisfação, contudo, é preciso pensar na maioria, na coletividade. “Estamos implantando um sistema de transporte público inovador, muito mais rápido, confortável e mais seguro. É importante que a cidade continue nesse patamar de evolução da questão de trânsito com segurança, mais qualidade e melhoria na mobilidade desejada por todos”, observou.

A Polícia Militar vai participar de toda a segurança com patrulha passando nos diversos períodos, haverá ponto básico de viatura e policiamento ostensivo nos terminais. A PM, que já trabalha no monitoramento do Olho Vivo com a Prefeitura de Uberaba, vai ser fundamental nessa parceria. Há uma possibilidade até de ampliação do programa Olho Vivo, segundo Kappel que tratará do assunto com o prefeito Paulo Piau.
Kappel informou ainda que a Superintendência de Transporte Coletivo, liderada por Claudinei Nunes, está fazendo um trabalho intenso com o novo sistema, inclusive de informação com a parceria da Secretaria de Comunicação. Estão sendo distribuídas cartilhas de orientação por pessoal devidamente preparado para explicar ao cidadão como ele deve se comportar. É importante que as pessoas saibam onde procurar ajuda. Nos terminais teremos um suporte muito importante para orientação do público.
Jornalista Reginaldo Cangussu
Decom PMU – 23.01.2015

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar