WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/01/2015 - Pouca chuva faz Codau e Secretaria de Saúde estabelecer parceria

A Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) acertaram parceria nesta terça-feira (20) para responder à população interessada no consumo de água de minas, poços e cisternas. Tendo em vista a diminuição das chuvas em 2014 e a necessidade de diminuição do consumo de água, todo cidadão interessado poderá saber das reais condições da água de uma mina que existe na sua região, cisterna ou poço desativado em seu quintal. Para isso, o Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde receberá as amostras de água e o Codau fará as análises bacteriológicas gratuitamente.
Segundo o secretário de Saúde, Fahim Sawan, há uma preocupação crescente com a falta de chuvas, o que sinaliza precaução, economia e criatividade com a água disponibilizada pelo Codau. A parceria estabelecida pelos dois órgãos municipais representa uma segurança para a população interessada na reabertura de cisternas ou poços já existentes e que se encontravam desativados. Há também, de acordo com Fahim, algumas minas espalhadas pelo município em que a população utiliza essa água, mas nem sempre tem certeza se ela é potável ou não. “Preocupamos com a saúde da população, por isso essa união de esforços, mas quando não for constatada a potabilidade pelas análises laboratoriais, a água só poderá ser utilizada para limpeza de ambientes, entre outros”, explica.
A sistemática acertada entre Codau e Secretaria de Saúde é em virtude da preocupação com os dados climáticos de 2015, que segundo previsões da meteorologia, será um ano de seca intensa como foi em 2014. ‘A falta de chuva em janeiro já nos alerta para esse fato’, observou o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. ‘Por isso vamos tomar algumas atitudes, antecipadamente, como incentivar a população a reativar poços artesianos ou cisternas para uso doméstico. Os proprietários poderão entrar em contato com a Vigilância Ambiental e fazer as solicitações de análise da água. O Codau receberá a lista da Vigilância e realizará os testes laboratoriais.’ Ele explicou ainda que os resultados serão entregues direto para a Vigilância em Saúde. Sendo o resultado de água potável, ela poderá ser usada para o consumo humano. Mas se estiver imprópria, a água deverá ser destinada apenas para limpeza ou manutenção de jardins.

Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU – 20.01.2015

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar