WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

20/01/2015 - Mais dez andarilhos abordados nesta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira (19), a Guarda Municipal e o Departamento de Posturas da Secretaria de Trânsito (Settrans) abordou mais dez andarilhos instalados na Praça Dr. Jorge Frange, no bairro São Benedito. A operação teve início no Mercado Municipal, passando pela Avenida Tonico dos Santos, Praça Carlos Gomes e Praça da Rodoviária.
De acordo com o chefe de policiamento da Guarda Municipal, Mário Nélson Emerenciano, após buscas no sistema da polícia foi constatado que nenhum dos andarilhos possuía passagem pela polícia. Com eles foram localizados cachimbos para uso de drogas, mas nenhum entorpecente. Eles também receberam da GM oferta de encaminhamento para a Casa de Passagem, porém, alegaram já possuir passagens para voltar às suas cidades de origem ainda na segunda-feira e recusaram o abrigo. Contudo, o grupo atendeu à solicitação de se retirar do local de forma pacífica.
Desta vez, a equipe que participa das abordagens teve maior dificuldade de encontrar os andarilhos nos pontos onde a operação já vem sendo realizada há duas semanas. Emerenciano ressalta que embora eles estejam migrando, a operação vai conseguir minimizar a quantidade de andarilhos, a exemplo do que ocorreu na operação para erradicar os malabaristas dos semáforos, realizada no mês de novembro do ano passado.
“Com a insistência das abordagens da Guarda e da Posturas os malabaristas desistiram de permanecer em Uberaba com a finalidade de arrecadar dinheiro em via pública. Uma ação semelhante vai ocorrer com os moradores de rua. Vamos incomodá-los até não se sentirem satisfeitos em Uberaba e retornarem para suas cidades de origem, sempre respeitando os direitos constitucionais. Dois turnos da GM se dedicam inteiramente a esta operação”, frisou Emerenciano.
A arrecadação de dinheiro em via pública é proibida pelo Código de Posturas da cidade. Mas a cidade é visada para a prática, pois a população se mostra hospitaleira. Em uma das abordagens, um andarilho de Iturama (MG) contou à equipe que “come nos melhores restaurantes” e que “sempre tem dinheiro”, chegando a arrecadar de R$ 100 a R$ 200 diariamente, por isso não vai embora.
Na primeira ação realizada pela Guarda, com o intuito de inibir a atividade de flanelinhas, apenas um dos 17 abordados era uberabense. Também na operação dos malabaristas foram encontradas inúmeras pessoas de fora, inclusive de outros países, como argentinos.
 

Prefeitura de Uberaba - MG
(34) 3318-2031

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar