WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/01/2015 - Fahim pede apoio da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Monitoramento aponta Levantamento de Índice Rápido - LIRAa de 2,7%, com a maioria dos focos concentrados no grande Abadia e região do bairro de Lourdes
 
Imóveis fechados, construções, recipientes com água em terrenos e em residências são as principais causas do aumento de focos em Uberaba, conforme levantamento apresentado nesta segunda-feira (12) pelo secretário de Saúde, Fahim Sawan. Na ocasião ele anunciou o Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) que chegou a 2,7%. O LIRAa oficial, em parceria com o Governo do Estado, é realizado três vezes por ano: janeiro, março e outubro.

Segundo o secretário, a maioria dos bairros está com índice menor que 1%, no entanto, algumas localidades, cuja maioria se encontra no grande Abadia e região do bairro de Lourdes, o índice chegou a 6%. Por isso, a média 2,7% que significa moderado representa alerta. Ele informou também que diferente de anos anteriores, que se faziam ações pontuais onde se registravam pessoas doentes. Hoje o trabalho é antecipado, pois o monitoramento em tempo real da infestação permite ver o aumento ou não, sempre que as 870 armadilhas espalhadas na cidade são vistoriadas. “Mediante este dado, fazemos o combate imediatamente, não esperamos aparecer o doente”, observou o secretário, informando que não existe ainda registro oficial de nenhum caso suspeito ou confirmado de dengue na secretaria e nem no Estado.

Para Fahim, além das ações que serão desenvolvidas pela secretaria, é preciso o apoio da comunidade para que o índice não fique elevado, causando uma epidemia. “Em janeiro, encontramos dezenas de imóveis fechados, seja com proprietário de férias, repúblicas de estudantes, imóveis para alugar e vender, inclusive diversos deles com piscinas, e não temos acesso. Isso é complicado, pois temos que fazer a ação, mas não temos como entrar no imóvel”, explicou.

Bairros – Conforme planilha do Departamento de Zoonoses, os bairros com maior índice de infestação são: Nossa Senhora de Lourdes, Res. Jardim Califórnia, Res. 2000, Maringá, José Barbosa, Manoel Mendes, Jardim Manhattan, Parque São José, Oneida Mendes, Res. Parque dos Buritis, Nossa Senhora Aparecida, Costa Teles I, Silvério Cartafina e Orlando Costa Teles. Os depósitos de criadouros predominantes foram: vaso de planta e bebedouros de animais, sendo que os secundários são: Caixa d’água, tambores e tonéis. O LIRAa foi realizado do dia 6 a 9 de janeiro.

Histórico – Em 2013, durante período de epidemia, Uberaba chegou a ter 12.680 casos positivos (clínicos e de laboratório) e 20 óbitos. Em 2014, com as medidas adotadas pela atual gestão, com antecedência, os números foram de 193 casos positivos e nenhuma morte. Em 2013, conforme dados do Estado, Uberaba ficou em primeiro lugar no ranking, ao avaliar o numero de habitantes por caso confirmado. Já em 2014, Uberaba ficou em 215º lugar ao utilizar o mesmo comparativo.
 
SMS prepara mutirões e dá continuidade ao trabalho dos motofogs
 
Secretario pede apoio da Superintendência da Saúde para utilização dos fumacês
 
Fahim Sawan anunciou também a continuidade das visitas de rotina nas residências com utilização da modalidade de tratamento focal, além do bloqueio de transmissão com utilização de bombas costais motorizadas, o que permite o controle nos quarteirões com suspeita de dengue. Os motofogs também darão continuidade ao trabalho em dois períodos: matutino e noturno. Ainda de acordo com o secretário está sendo feito um contato com as imobiliárias, para que elas auxiliem o departamento de Controle de Endemias e Zoonoses nos imóveis destinados a aluguel e à venda que estão sob sua responsabilidade.

Na tarde desta segunda-feira, o secretário e o diretor da Zoonoses, Antonio Carlos Barbosa, estiveram na Superintendência Regional de Saúde, solicitando a liberação dos veículos UBV Pesado, conhecidos como Fumacê. Segundo Sawan, a superintendência normalmente libera os veículos apenas quando há casos confirmados da doença. “Mostramos os extratos detalhados e a necessidade desses equipamentos. Mas eles estão sem gerente e se comprometeram a fazer uma reunião técnica e solicitar auxílio na Secretaria de Estado da Saúde. Garantiram que até o final desta semana terão um posicionamento para nos passar. Nossa expectativa é de que os fumacês sejam liberados o quanto antes, pois estamos trabalhando com a lógica da prevenção”, destacou.

Alerta – Durante a coletiva de imprensa, o secretário também fez um alerta sobre a febre Chikungunya, que é uma doença viral parecida com a dengue e que também se transmite pelo mosquito Aedes Aegypti. “Ainda não temos nenhum caso em Uberaba e na região, mas o estado já registrou 13 casos. Este é mais um motivo para combatermos o mosquito, inclusive o nosso software de monitoramente em tempo real já foi atualizado para fazer estas averiguações. Se surgir algum mosquito infectado em nossas armadilhas, vamos saber se é com a dengue e qual o tipo, ou se é com a febre Chikungunya”, disse.


Estão agendados quatro mutirões, sendo eles:
Dia 17/01/15 – sábado
Horário: 8h às 12h
Nossa Senhora da Aparecida
 
Dia 24/01/15 - sábado
Horário: 8h às 12h
Bairro de Lourdes
 
Dia 31/01/15 - sábado
Horário: 8h às 12h
Residencial 2000
 
Dia 7/02/15 - sábado
Horário: 8h às 12h
Vila São Vicente e São Cristóvão
 
A programação do Motofog também foi divulgada para esta semana:
 
 

Data: 12/01/2015 - Segunda -feira - das 18h às 22h

·         Nossa Senhora Aparecida

·         Costa Telles I

·         Silvério Cartafina

·         Orlando Costa Telles

·         Bairro De Lourdes

·         Jardim Califórnia

 

Data: 13/01/2015 – Terça-feira - das 5h às 7h

·         Centro

·         Jardim Alexandre Campos

·         Mercês

·         Morada Das Fontes

·         Vila Maria Helena

·         Abadia

 

Data: 13/01/2015 – Terça-feira - das 18h às 22h

·         Res. 2000

·         Maringá

·         José Barbosa

·         Jardim Manhattan

·         Manoel Mendes

·         Parque São José

·         Oneida Mendes

·         Cidade Nova

·         Parque Dos Buritis

·         Jardim Belo Horizonte

·         Elza Amuí

 

Data: 14/01/2015 – Quarta-feira – das 5h às 7h

·         São Benedito

·         Bom Retiro

·         Calixto Cecílio (Universitário)

 

Data: 15/01/2015 – Quarta-feira - das 18h às 22h

·         Jardim Uberaba

·         Bairro Olinda

·         Santa Maria

·         Vila Raquel

·         Vila Celeste

·         Tutunas (Cemitério)

 

Data: 15/01/2015 – Quinta-feira - das 5h às 7h

·         Estados Unidos

·         Centro

·         Jardim Alexandre Campos

·         Mercês

·         Morada Das Fontes

·         Vila Maria Helena

 

Data: 15/01/2015 – Quinta-feira - das 18h às 22h

·         Uberaba I

·         Jardim Primavera

·         Tita Resende

·         Antônia Cândida

·         Mangueiras

·         Alfredo Freire

·         Fabrício

·         Jardim Nenê Gomes

·         Tancredo Neves

·         Jardim Das Palmeiras

 

Data: 16/01/2015 – Sexta-feira - das 5h às 7h

·         São Benedito

·         Bom Retiro

·         Cidade Jardim

·         Calixto Cecílio (Universitário)

 

Data: 16/01/2015 – Sexta-feira - das 18h às 22h

 

·         Vila Bela Vista

·         Jardim Triângulo

·         Vila Craide

·         Jardim Eldorado

·         Vila Presidente Vargas

·         Vila Leandro

·         Boa Vista

·         Vila João Pinheiro

·         Jardim Indianópolis

·         Morada Do Sol

·         Vila Arquelau

·         Conjunto Boa Vista

 

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU 13/01/14

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar