WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/01/2015 - Fahim avalia trabalho das UPAs sob gestão da Pró-Saúde

Organização Social já firmou contrato de manutenção permanente de aparelhos do raio X com a General Eletric (GE)
 
De 1º a 6 de janeiro passaram pelas Unidades de Pronto Atendimento de Uberaba, 3.875 pacientes. A informação é do secretário Municipal de Saúde, Fahim Sawan, que está acompanhado diariamente o trabalho da Pró-Saúde, organização social responsável pela gestão das unidades. “Tenho feito o acompanhamento do trabalho para verificarmos o atendimento e as melhorias que estão sendo implantadas”, disse o secretário.
Com média de 358 atendimentos/dia na Upa do Mirante e 287/dia na UPA São Benedito, as unidades contam hoje com 8 médicos durante o dia, e 5 médicos à noite  - São Benedito -  e 9 médicos de dia e 7 à noite na UPA do Mirante. O número de médicos nesta segunda UPA é maior devido ao atendimento de pediatria que é feito apenas nesta unidade. 

De acordo com Fahim, apenas na segunda-feira (5) foram atendidas aproximadamente 500 pessoas.
“Na segunda-feira, as unidades são sempre mais cheias, mas observamos que a maioria não são casos graves. Agora isso está ainda mais evidenciado pela utilização do Protocolo de Manchester. Quem está com a pulseira vermelha – que indica risco eminente de morte – é atendido imediatamente, assim como quem está com a pulseira amarela - com sangramentos, traumas – sendo que depois vêm os pacientes com as pulseiras verdes e azuis. Deste modo todos vão poder acompanhar o atendimento, lembrando que essa triagem é feita por um e não um enfermeiro”, observou.

Insumos - Ainda segundo o secretário, a farmácia está abastecida com todos os medicamentos necessários e não há falta de insumos. No que tange a equipamentos, todos os problemas estão sendo resolvidos. Fahim lembra que durante oito mesmo tentou firmar contrato de manutenção com a GE, mas devido à burocracia do Poder Público, ainda não havia conseguido. “Em menos de uma semana, a OS já conseguiu o contrato permanente de manutenção de equipamentos, como por exemplo, o raio x. Qualquer problema será imediatamente solucionado. Isso definitivamente auxilia na dinamização do atendimento”, avaliou o secretário lembrando ainda que todos os funcionários das UPAs estarão devidamente uniformizados e identificados com crachás.

Internação – Com o convênio firmado com os hospitais Beneficência Portuguesa e Mário Palmério, também já estão funcionando os leitos de retaguarda, que tem como objetivo evitar internações na UPA como ocorriam até recentemente. Fahim lembra que na UPA havia uma média de 30 pessoas internadas. Hoje o quadro mudou segundo ele, informando que no local os pacientes podem ficar em observação apenas 24h, sendo transferidos para o Hospital de Clínicas ou para os outros hospitais conveniados, até abrir uma vaga pelo SUS Fácil, caso haja necessidade. No dia 31 de dezembro, havia 36 pessoas internadas na UPA Mirante, sendo que hoje são apenas 14. Na UPA São Benedito havia 28 e hoje tem 10 em observação. Vale ressaltar que existe um médico exclusivamente para este setor.

Melhorias – A Pró-Saúde oferece também refeição para todos os funcionários e já está com equipe de higienização e esterilização nas duas unidades. “Não tenho dúvida da evolução e na mudança de comportamento no atendimento. Já melhorou e acredito que irá melhorar ainda mais. Existem adequações que estão em andamento, mas afinal estamos nos primeiros dias de contratado. Em breve o software estará em funcionamento e eles poderão inclusive remanejar médicos conforme a necessidade das unidades. Nestes primeiros dias, a nossa avaliação é muito positiva”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto (Comunicação PMU 07/01/15)

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar