WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/01/2015 - Mudanças nas UPAs começam a surtir efeito

Não houve queixas de atraso e nem falta de medicamentos e insumos. Pacientes foram atendidos em até uma hora. Prefeito visitou as unidades de surpresa.

O balanço dos primeiros dias de gestão das UPAs pela Organização Social Pró Saúde ainda será avaliado e divulgado pela Prefeitura, mas a Secretaria Municipal da pasta divulgou o número de atendimentos do primeiro dia do ano. Segundo o secretário Fahim Sawan a transição foi absolutamente tranquila, e todos os pacientes que chegaram as Unidades de Pronto Atendimento foram atendidos rapidamente. Segundo Sawan, o tempo médio de espera ficou na casa de uma hora, com prioridade absoluta para os casos mais graves. Na UPA do Mirante foram atendidas 256 pessoas de Uberaba e região, já na UPA São Benedito foram 191. Não houve falta de medicamentos ou insumos. As UPAs estão trabalhando com cinco médicos por turno, com flexibilidade para serem direcionados para a Unidade que por ventura apresentar maior demanda.

Mais controle - Alguns ajustes já foram feitos e as mudanças começaram a ser notadas, como por exemplo, a identificação de cada paciente com pulseiras seguindo o protocolo de Manchester que classifica cada um pelo grau de urgência e complexidade. Dessa forma o paciente fica ciente de que casos mais graves serão atendidos primeiro.  Ontem (2) foi implantado o controle de acesso, com horários definidos de visita e controle de acompanhantes com registro de entrada e saída de todos.  Técnicos e enfermeiros receberam novos uniformes e vários pacientes foram removidos para leitos de retaguarda no Hospital Universitário e Beneficência  Portuguesa já que as UPAs não são locais de internação. 
O prefeito Paulo Piau, o presidente da Câmara Municipal Luiz Dutra fizeram uma visita surpresa às UPAs por volta de 1h do primeiro dia do ano. Segundo o prefeito foi um ato simbólico pela importância da saúde para o Governo. Piau conversou com pacientes, recebeu novos médicos e servidores e reafirmou o compromisso de ajudar a melhorar a saúde pública em Uberaba. “Não é responsabilidade apenas da Prefeitura, mas do Estado e do Governo Federal, a nossa parte já estamos fazendo e tenho a certeza que a população vai perceber as mudanças. O mais importante é o atendimento ser bom, eficiente e humano, é isso que importa para a comunidade”, comentou o prefeito. 
 
Denis Silva de Oliveira

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar