WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/12/2014 - Campanha “Pedestre, eu respeito” será retomada após período de festas

A campanha “Pedestre, eu respeito”, voltará com mais intensidade em 2015, de acordo com o chefe do Departamento de Educação no Trânsito, Hélio Reis. A iniciativa lançada pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) no início deste mês para conscientizar pedestres e motoristas sobre as novas faixas elevadas no Centro será mantida por tempo indeterminado.

Reis destaca a importância deste trabalho até os uberabenses se acostumarem às alterações no trânsito. “Estão ocorrendo grandes mudanças no trânsito. Algumas pessoas não sabem como proceder e outras mantêm os velhos hábitos, atravessando em locais onde já não existem faixas mais”, comenta. Além das mudanças, o fluxo aumentou consideravelmente nas ruas da cidade. Até o dia 5 de dezembro, a frota circulante registrada em Uberaba era de 201.544 veículos, o que resulta em quase 1,6 habitantes por veículo.

Embora a campanha seja educativa, os condutores abordados pelos agentes de trânsito que estiverem em desacordo com a legislação -- sem cinto ou falando ao celular, por exemplo – serão autuados. “Os agentes não podem fechar os olhos para as infrações”, observa o chefe da Seção de Educação no Trânsito.

No próximo ano, a Seção deverá utilizar cones e fitas zebradas para complementar as abordagens, além da orientação pessoal e por meio de panfletos. Para Reis, desde o início da campanha algumas mudanças de hábito já foram notadas, mas o resultado ainda pode melhorar. “Tem pessoas que elogiam o trabalho enquanto fazemos as abordagens, alguns motoristas já estão parando e outros pedestres procuram as faixas, mas isso precisa aumentar”, pondera.

Na campanha, servidores e agentes de trânsito orientam os pedestres a atravessarem sempre na faixa e quando não houver semáforo, como acontece onde existem as travessias elevadas, é preciso deixar clara a intenção de passar para o outro lado da rua, fazendo sinal de braço e contato visual com o motorista. Já os condutores recebem recomendações para reduzir a velocidade próximo às travessias elevadas e observar os pedestres na calçada antes de prosseguir.

 

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar