WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

20/12/2014 - Defesa Civil reforça recomendações de segurança para quem vai às compras no centro

Diante da previsão do tempo para este final de semana, que estima chuva de 16 mm no sábado e de 33 mm no domingo, a Defesa Civil reforça as orientações de segurança, principalmente, pela intensificação do fluxo de pessoas e veículos no centro da cidade para as compras de Natal, uma vez que o comércio funcionará em horário diferenciado. Após a última quinta-feira, quando foram registrados inúmeros transtornos pela atividade pluviométrica muito acima do esperado pela climatologia, é preciso estar atento.
 
Quem for às compras neste final de semana, principalmente no centro da cidade, onde foram registrados pontos de alagamento na última quinta-feira (18), deve ficar alerta. Recomenda-se retirar os veículos estacionados nas avenidas tão logo se perceba que começou a chover. O motorista também deve evitar passar pelas avenidas caso esteja chovendo; e não tentar atravessar enchentes. As motos, por serem mais frágeis, também podem ser levadas em enxurradas, portanto, deve-se ter cuidado redobrado. 
 
Em caso de chuva forte, quem está de carro deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo. Já com relação a enchentes e inundações, é recomendável que o motorista não passe por locais onde não se pode ver a rua. Em casos extremos, quando é preciso atravessar um trecho alagado, o carro deve ser mantido acelerado e o motorista não deve trocar de marcha.
 
O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli, aponta que, em casa, é importante guardar documentos dentro de um saco plástico, para serem acessados rapidamente durante uma emergência. Se, durante a chuva, as paredes trincarem, Faquineli recomenda deixar o imóvel imediatamente. Também é preciso tomar cuidado com raios, que podem danificar aparelhos elétricos. Por isso, é importante desligar os aparelhos da tomada ao se ouvir trovoadas e ter sempre uma lanterna com pilhas novas para uma eventual queda de energia. Ainda é desaconselhável deixar crianças brincando nas enxurradas, pois elas podem ser arrastadas ou serem contaminadas com a água suja.
 
A Defesa Civil também recomenda medidas de segurança a serem tomadas antes das chuvas, como fazer limpeza dos telhados, desobstruir as calhas, manter ralos sempre limpos, retirar entulhos dos quintais e da rua e providenciar a poda ou o corte de árvores com risco de queda. “É importante tomar estas precauções para não ocorrer nenhum dano maior, ou colocar em risco a própria vida. A natureza é imprevisível, temos sempre de estar atentos”, afirma Faquineli.
 
Em caso de emergência, ligue nos telefones da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), ou Defesa Civil (199).
 
 Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar