WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/12/2014 - Seminário discute alinhamento da gestão hospitalar regional

A Secretaria de Saúde trouxe para Uberaba o Seminário Regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) que discutiu o alinhamento em gestão hospitalar. O evento ocorreu esta semana no anfiteatro do Hospital Universitário Mário Palmério (Uniube), com representantes de 27 municípios. Eles discutiram o funcionamento da saúde para o ano de 2015 no município e região.

O principal objetivo falar do alinhamento das formas de gestão hospitalar e a lógica do financiamento e funcionamento do sistema de saúde da região. Foram abordados assuntos como o impacto assistencial e os avanços acarretados pela abertura do Hospital Regional José Alencar, a rede hospitalar atual, a perspectiva de financiamento e os modelos de gestão compartilhada. As palestras foram ministradas pela assessora técnica do Cosems–MG, Márcia Moreira Morais.

O secretário de Saúde e presidente do Cosems regional, Fahim Sawan, destacou que ao final do seminário já puderam ser definidas propostas concretas para serem levadas aos governo estadual e federal. “Começamos a fazer hoje um Plano de Ação Regional da Saúde. Discutimos a criação de uma rede entre todos os hospitais e a formação de leitos de retaguarda. Com esse serviço todos trabalharão juntos para encontrar leitos disponíveis da forma mais rápida possível garantindo um melhor atendimento ao paciente”, afirma Fahim.

O secretário ressaltou ainda outra proposta discutida que é de fazer o financiamento a custo fechado, seguindo a tabela com o custo real dos procedimentos em saúde. “Nosso estudo de custeio do hospital regional foi muito bem aceito pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, principalmente quando levantamos os preços gastos nas UPAs que hoje ficam muito mais caras do que o recurso que o governo manda. É preciso que o financiamento e custeio sejam de acordo com as necessidades das estruturas. Por isso, o estudo que desenvolvemos é hoje um modelo para o governo do Estado e para os outros hospitais que vierem a ser inaugurados nos próximos anos”, observa Fahim.

O Cosems representa 853 municípios mineiros e tem realizado seminários em todas as regiões. Segundo o presidente do conselho Estadual, Mauro Junqueira, o intuito desse trabalho é provocar reflexão nos gestores municipais para a necessidade de se reagrupar e discutir em conjunto, políticas públicas para a saúde, tendo como meta o fortalecimento regional. “Os orçamentos para a saúde, tanto federal quanto estadual e municipal estão comprometidos. É preciso que tenhamos parceria e colaboração para enfrentar a necessidade da população que é cada dia maior”, explica Junqueira.

O presidente explica que o SUS avançou bastante, mas a demanda está cada vez maior. “Precisamos que os gestores municipais e os prefeitos defendam juntos toda a sistemática do SUS para que possamos conseguir, no cenário estadual e nacional, o cumprimento efetivo dos 12% dos recursos próprios para a saúde e que também consigamos tirar no Congresso Nacional os 10% que foram propostos para o projeto da iniciativa popular”, finaliza Junqueira.

Jorn. Natália Melo (Comunicação PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar