WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/12/2014 - MS libera recursos para funcionamento de seis leitos de UTI neonatal no Hospital Mário Palmério

O secretário de Saúde, Fahim Sawan, informou nessa quinta-feira (11), que a Comissão Intergestora Bipartide - CIB, aprovou e liberou recursos da ordem de R$ 800 mil para seis leitos de UTI neonatal do Hospital  Universitário Mário Palmério. A notícia foi considerada uma vitória pelo secretário, que lembrou que apenas o Hospital de Clínicas tem leitos de UTIs neonatal. “Recentemente tivemos que encaminhar uma adolescente com gestação de alto risco para Araguari, porque não tínhamos leito neonatal para atender e lá era o único local que dispunha de uma vaga. Essa é uma conquista importante para o município”, destacou.


Ainda segundo Fahim, o hospital poderá começar o atendimento nos próximos dias, pois a portaria de nº 2695 do Ministério da Saúde, já será divulgada e os leitos estão prontos, aguardando apenas o credenciamento e a liberação dos recursos. A demanda havia sido apresentada ao Ministério da Saúde - MS há cinco meses.


Credenciamentos – O secretário informou também que está para ser liberado pelo Governo do Estado, o credenciamento de leitos de retaguarda para as Unidades de Pronto Atendimento – UPA’s, nos hospitais Beneficência Portuguesa e Mário Palmério. Segundo Fahim serão credenciados 30 leitos para o Beneficência e 40 para o Mário Palmério. Ele explica que com estes leitos não terá cidadãos internados nas UPA mais de 24h.


 “Primeiro lugar que UPA não é lugar para internação, isto acontece porque não temos leitos. Quando se questiona que na UPA não tem lençol é porque não deveria ter tanta gente internada lá, e por tanto tempo. Temos que comprar Nutrição Parental, sendo que isto não deveria ser utilizado na UPA. Estes novos leitos auxiliarão na melhora do atendimento ao paciente, bem como irão desafogar uma demanda que não deveria ser das UPAs. E isso sem onerar o município, pois os recursos serão do SUS”, afirmou, lembrando que atualmente mais de 30 pessoas estão internadas nas unidades de pronto atendimento.


Também estão sendo aguardados recursos para a reestruturação física das UPA’s e implantação do Hospital Regional. A expectativa é que no início do mês de janeiro, sob a coordenação da Organização Social, as obras tenham início, com o pré-custeio no valor de R$ 800 mil, sendo metade do Estado e metade da União.


Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar