WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/12/2014 - SAMU e Aeroporto realizam treinamento de atendimento em caso de suspeita de Ebola

A Secretaria de Saúde -- por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) -- realizou treinamento em parceria com a direção do Aeroporto de Uberaba para saber o tempo de resposta com atendimento em caso de urgência durante um voo. A operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10) e teve duração total de 25 minutos, incluindo a entrada do suposto paciente ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).


O diretor do SAMU, Evaldo Filho, explicou que apenas a coordenação sabia sobre a simulação e que a equipe de atendimento foi pega de surpresa. Por volta das 9h, um funcionário do aeroporto acionou o SAMU, relatando que tinha uma pessoa desmaiada há cinco minutos dentro do avião, que passava pelas imediações de Uberaba, e que também havia um africano a bordo. “O SAMU se muniu de todos os equipamentos de segurança, inclusive em relação ao Ebola, e em 13 minutos já estava dentro da pista do Aeroporto para receber o paciente. Só então, nossa equipe viu que se tratava de um treinamento”, relatou.


Em seguida, o veículo do SAMU encaminhou o paciente ao HC-UFTM, que também já estava sabendo e preparado para participar da simulação. “Treinamentos como esse são fundamentais para experiência de nossas equipes, além de termos uma estimativa do tempo de resposta numa situação real, se necessária. O tempo total do socorro foi muito satisfatório”, concluiu Evaldo Filho.
 
Comunicação SMS/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar