WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

11/12/2014 - Settrans intensifica trabalho de conscientização com a campanha “Pedestre, eu respeito”

A campanha “Pedestre, eu respeito” teve a segunda ação realizada nesta quarta-feira (10), na Avenida Fidélis Reis. Os agentes de fiscalização do trânsito e os servidores da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) já abordaram mais de 600 pedestres e motoristas, com o intuito de promover a conscientização sobre a travessia das vias tanto para quem está a pé, quanto para quem está em veículo.
 
Com o aumento do fluxo de veículos é preciso estar atento ao trânsito. Até setembro foram registrados mais de 200 mil veículos na cidade. Os dados do Corpo de Bombeiros mostram que ocorre uma média de 133 atropelamentos anualmente em Uberaba. Por essa razão, quem anda a pé recebe orientações da campanha para utilizar as faixas de pedestre elevadas recém-construídas na avenida quando for passar de um lado para o outro da rua. Quem dirige é orientado a reduzir a velocidade quando percebe a intenção do pedestre de atravessar e a não parar bruscamente próximo à faixa, o que pode levar a uma colisão traseira. O pedestre precisa, ainda, estar atento ao semáforo para aguardar a redução do fluxo de veículos e deixar clara a intenção de atravessar -- fazendo contato visual com o motorista ou com um sinal de mão, por exemplo.
 
Embora o intuito principal da campanha seja conscientizar quanto ao uso das faixas de pedestre, os motoristas também são orientados sobre as novas mudanças no trânsito. De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Weslley Massako, muitos veículos são flagrados utilizando as faixas exclusivas para ônibus ou parados em cima das faixas de pedestre. “Primeiro os motoristas são orientados, mas nos casos mais graves já estão havendo notificações, como quando ocorre persistência na infração ou inviabilização do tráfego dos ônibus”, explica.
 
O chefe da Seção de Educação no Trânsito, da Settrans, Hélio Reis, observa que o uberabense ainda não está acostumado a respeitar as faixas de pedestre, mas a aceitação da campanha tem sido positiva. “A gente percebe que o trânsito em geral é envolvido por pessoas – motorista e pedestre - e o maior sempre deve cuidar do menor. O pedestre é o mais desprotegido”, diz Reis.
 
A próxima ação da campanha “Pedestre, eu respeito” ocorre na sexta-feira (12), na parte da manhã em local a ser definido pela Seção de Educação no Trânsito em parceria com a Guarda Municipal.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar