WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/12/2014 - 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial terá especialistas do Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, realiza o 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), na próxima segunda-feira (8), das 8h às 18h, no anfiteatro do Centro Administrativo. O objetivo do evento é discutir as potencialidades e fragilidades na implantação da RAPS, em Uberaba. O público-alvo do 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial é o profissional de saúde e das demais áreas envolvidas, além gestores e usuários interessados no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.

Está confirmada a participação do prefeito Paulo Piau; do secretário de Saúde, Fahim Sawan; do coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde (MS), Roberto Tykanori; da assessora técnica do Departamento de Articulação de Rede de Atenção à Saúde, Leisenir de Oliveira, do assessor técnico em Direitos Humanos do MS, Daniel Adolpho Daltin Assis, da Promotora da 14ª Promotoria de Justiça – Defesa da Saúde, Cláudia Alfredo Marques Carvalho e do coordenador Regional das Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação do Triângulo Mineiro, André Tuma Delbim Ferreira.

Também participam do seminário o presidente da OAB regional Uberaba, Vicente Flávio Marcelo Ribeiro, o coordenador da Defensoria Pública de Uberaba, Marcelo Tonus de Melo Furtado de Mendonça, o diretor da Diretoria de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal, a presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Valéria Guimarães, a representante do Conselho Regional de Psicologia, Odila Maria Braga, a diretora do curso de Psicologia da Uniube, Eliane Gonçalves Cordeiro e a diretora do Curso de Psicologia da UFTM, Conceição Aparecida Serralha.

De acordo com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, o evento visa a fortalecer a atuação entre os diferentes níveis de complexidade da Rede de Atenção Psicossocial e efetivar a sua implantação. “O seminário é um passo importante para estabelecimento dessa rede, que hoje está entre as cinco prioritárias do Ministério da Saúde. A presença de dos técnicos de Brasília reforçam a relação do município nesse nível de gestão e a importância desse trabalho para a comunidade”, ressaltou.

Dentro da programação, às 8h haverá abertura do seminário; às 9h ocorre a palestra como o tema “A Rede de Atenção Psicossocial no SUS em Uberaba: cenário atual, perspectivas e desafios”; às 10h será criada a primeira mesa-redonda sobre “Intersetorialidade e integração SUS, SUAS e Educação na efetivação de direitos e promoção humana”, seguida de debate. Às 12h haverá pausa para almoço com retorno às 13h30, ocasião em que a segunda mesa-redonda se forma com o tema: “Políticas Intersetoriais de Saúde Mental em Uberaba e a Universalidade da Atenção nos diferentes níveis de complexidade”, seguida de debate que dura até 15h30. Neste momento forma-se a mesa-redonda para exposição do tema “Internação Compulsória no Brasil: cenário atual, direcionamentos e possibilidades”, com a participação do assessor técnico em Direitos Humanos do Ministério da Saúde, Daniel Adolpho Daltin Assis. Às 17h será realizada oficina de construção do Fluxo de Internações Compulsórias em Uberaba, e às 18h, encerramento.
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar