WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

20/10/2009 - Prefeito avalia transição do transporte coletivo e prepara cronograma de ações

Prefeito avalia transição do transporte coletivo de Uberaba Prefeito avalia transição do transporte coletivo em Uberaba

Prefeito Anderson Adauto esteve reunido nesta terça-feira (dia 20) com equipe técnica do transporte coletivo para avaliar o processo de transição da empresa Transmil para a empresa Piracicabana, que assumiu as linhas do Lote A previstas no edital de licitação. Na oportunidade, o prefeito recebeu do superintendente de Trânsito e Transporte, Antônio Coelho de Almeida, um relatório de todo o trabalho desenvolvido durante o processo de transição. “Fizemos um trabalho de corpo a corpo direto com os funcionários, e avaliamos que o processo ocorreu sem prejuízos para a sociedade”, revela Almeida.

Prefeito Anderson Adauto avaliou o trabalho como positivo, e disse que o poder público deve cumprir o seu papel de avalista deste processo de transição. Segundo o prefeito, este é o momento de avaliar todos os detalhes dos contratos e cada aspecto que envolve o transporte coletivo. “E o que precisar ser feito, deve ser neste momento”, disse, solicitando à equipe que elabore um cronograma de todas as questões a serem revistas, e que já será avaliado na próxima segunda-feira (dia 26). “Vamos fazer o nivelamento destes assuntos e já discutir com os empresários do setor para chegarmos a um denominador comum”, resume.

Durante a reunião, o superintendente Antônio Almeida explicou as estratégias adotadas já no sábado (17), último dia de atuação da empresa Transmil. “Na verdade, nós já tínhamos elaborado um plano B, que era utilizar ônibus da empresa Líder, e que foi colocado em prática no período da tarde, assim que verificamos o problema”, explica. Almeida ainda relatou ao prefeito que já no domingo (18), primeiro dia de atuação da Piracicabana, a operação aconteceu conforme previsto, obedecendo às ordens de serviço expedidas pela Superintendência de Transportes.

De acordo com ele, a segunda-feira (19), dia de grande demanda, foi o teste para avaliação do desempenho da frota. “Neste dia as operações não apresentaram ocorrências significativas, apenas atrasos não superiores a cinco minutos”, finaliza Almeida. A Piracicabana entrou em operação com a frota completa de 57 ônibus convencionais e sete micro-ônibus, todos dotados de elevador e sistema para leitura de cartões (bilhetagem eletrônica). Com o novo sistema de transporte coletivo, Uberaba passou de 98 para 120 carros circulando nos períodos de pico.

Na questão da acessibilidade, o prefeito lembrou o avanço com o novo sistema: Uberaba passou de 11 para 92 ônibus adaptados. Uma preocupação destacada pelo superintendente Antônio Almeida é em relação aos abrigos de ônibus. De acordo com ele, foi feita a análise de quase 400 abrigos e já está pronto um plano para licitação da manutenção anual, que agora será avaliado pelo prefeito para ser colocado em prática. Anderson Adauto adiantou que já determinou ao secretário de Trânsito e Transportes, Ricardo Sarmento, que intensifique a fiscalização quando à conservação dos abrigos, principalmente em relação aos anúncios fixados irregularmente, além dos locais de estacionamento dos ônibus e passeios junto aos pontos.

Segundo Antônio Almeida, os próximos passos são a instalação do sistema completo de monitoramento, conclusão do sistema para divulgação aos usuários via internet e estabelecimento de rotinas para acompanhamento operacional e gestão do contrato junto às concessionárias. Também participaram da reunião o diretor de Transportes, Claudinei Nunes e a chefe do monitoramento.

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar