WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/11/2014 - Fahim Sawan esteve em palestra sobre casos da febre de Chikungunya

O secretário de Saúde Fahim Sawan participou de palestra sobre a febre de Chikungunya, ministrada por infectologistas que fazem o monitoramento do Aedes aegypti, na tarde desta segunda-feira (17), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. No evento, os especialistas abordaram os dois casos confirmados do vírus no estado e passaram algumas recomendações.

De acordo com Fahim, a orientação é para caso apareça algum paciente com a febre de Chikungunya, que ele fique isolado do mosquito Aedes aegypti, em um ambiente pulverizado, com telinha e que passe muito repelente.  “É importante colocar o paciente em um quarto onde se tem certeza que o mosquito não vai entrar. Esse procedimento é para evitar que ele seja picado pelo Aedes e consequentemente, o mosquito transmita a febre para outras pessoas, começando então uma epidemia”, explicou.


O secretário destacou que o Aedes aegypti pode existir em qualquer lugar e agora, além dos quatro tipos de dengue, também transmitindo a febre de Chikungunya, o que exige atenção redobrada da população. “Não temos nenhum caso suspeito da febre em Uberaba, mas precisamos ficar atentos, principalmente com pessoas que vêm de outras cidades onde o índice da febre está alto”, completou Fahim Sawan.

Ações SMS
No final de outubro, uma médica da equipe de PSF do departamento de Atenção Básica participou de uma capacitação sobre o manejo clínico de pacientes com suspeita da febre de Chikungunya, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte. Ela retornou a Uberaba com papel de multiplicadora para repassar aos colegas as orientações, condutas e protocolos recebidos na capital mineira.

A médica e a equipe do Departamento de Epidemiologia realizaram o treinamento com todos os médicos e enfermeiros da Atenção Básica, sendo aproximadamente 120 profissionais, além de alguns das UPAs e também para 33 coordenadores dos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses.

Na próxima semana, uma enfermeira do Departamento de Epidemiologia também segue para Belo Horizonte para participar de outra capacitação. Na volta, ela repassará as informações para todos os enfermeiros. Além disso, o Plano de Contingência contra a dengue e a febre de Chikungunya de Uberaba já foi realizado e aprovado pelo Conselho e pela Comissão Intergestora Regional Ampliada (CIRA).

Comunicação SMS/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar